Fezes escuras e dor abdominal: veja o que pode ser
Sabia que problemas no trato gastrointestinal podem causar alterações, como fezes escuras e dor abdominal? A presença desses sintomas acende um sinal de alerta para investigar melhor o assunto.
A cor das fezes ainda pode variar dependendo do que você comeu. Se reparar na coloração habitual, provavelmente, identificará quando esse detalhe visual muda.
O indicativo de que está tudo normal é quando as fezes têm cor marrom (podendo variar entre os tons), resultado do que comemos e da bile, substância amarela excretada pelo fígado, mas que oxida e, portanto, escurece, ao passar pelo sistema digestivo1.
Continue a leitura do artigo e conheça as principais causas de fezes escuras e dor abdominal.
O que pode causar fezes escuras e dor abdominal?
A presença de fezes verde-escuro e dor abdominal tem causas variadas. Reunimos algumas das explicações mais frequentes a seguir. Confira!
Alimentos ou medicamentos
O consumo de alimentos ricos em ferro pode causar fezes escuras por aumentar a absorção e, consequentemente, os níveis do mineral no organismo. Quando o nutriente está em excesso, o organismo só absorve uma parte, liberando o restante com as fezes2.
Alguns exemplos desses alimentos são: carne vermelha, beterraba, feijão, legumes e vegetais verde-escuro, como espinafre ou couve, e suplementos de ferro. Basta regular a quantidade de ferro para as fezes voltarem ao tom normal2.
Os medicamentos, como os antiácidos à base de salicilato de bismuto, podem causar fezes escuras. Porém, o efeito é comum e acaba com o fim da medicação3.
Os anti-inflamatórios (ex: ibuprofeno e diclofenaco) também podem mudar a coloração das fezes. Nesse caso, existe a possibilidade de as substâncias irritarem as paredes do intestino, provocando sangramento, o que leva a fezes escuras e dor abdominal4.
Sangramento no abdômen superior
O sangramento em órgãos do abdômen superior também pode causar fezes escuras e dor abdominal. A úlcera no estômago é uma das doenças que provocam feridas na mucosa estomacal. As lesões causam sangramento, escurecendo as fezes, além de deixá-las com cheiro forte2.
Pessoas com varizes esofágicas, doença que dilata as veias do esôfago, devido a problemas no fígado, sofrem com hemorragias internas espontâneas e assintomáticas. Por isso, têm episódios de vômito e fezes escuras devido ao sangramento2.
Nos dois casos, é urgente procurar um especialista para fazer o tratamento adequado, atuando na causa.
Infecções em órgãos do abdômen
As infecções gastrointestinais são causadas por vírus, bactérias ou parasitas que provocam uma gastroenterite, um tipo de inflamação que pode afetar o estômago ou o intestino delgado. Os principais sinais do problema são: diarreia, vômitos e dor abdominal5.
Alguns parasitas, como Escherichia coli, Salmonella e Shigella podem provocar fezes com sangue, levando ao seu escurecimento. Ao apresentar os sintomas, especialmente sangramento, o acompanhamento médico do quadro infeccioso é fundamental5.
Leia também >>> Distúrbios gastrointestinais: sintomas e causas das doenças.
Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)
As doenças inflamatórias intestinais (DII), como colite ulcerativa e doença de Crohn, são problemas crônicos que afetam partes ou toda a área do intestino.
A causa das doenças ainda é desconhecida, mas alterações na reação do sistema imune devido a uma predisposição genética multifatorial causam uma resposta inapropriada e desencadeia as inflamações6.
Como um dos sinais da DII é a presença de sangue na evacuação, as fezes escuras são outra alteração visível, além de dor abdominal, cólicas e outros sintomas. Esses quadros exigem tratamento específico e monitoramento constante ao longo da vida6.
Saiba mais no artigo >>> Doença inflamatória intestinal: tipos, sintomas e tratamento.
Câncer em órgãos do abdômen
Os pacientes com diagnóstico de câncer no estômago, cólon e esôfago podem ter sangramentos devido à sensibilidade que o tumor causa, levando a fezes escuras e dor abdominal, além de outros sintomas.
O tratamento deve ser imediato, então, ao identificar o sintoma, não espere e busque atendimento rápido para obter o diagnóstico. Assim, é possível ter os cuidados adequados conforme a gravidade do caso.
Diverticulite e diverticulose
A diverticulite é uma doença provocada pela inflamação de um ou mais divertículos (bolsas com forma de balão) na parede do intestino grosso, causando dor abdominal, fezes escuras e outros sintomas.
Quando o divertículo se rompe, causando uma hemorragia, o sangue pode se misturar ao conteúdo excretado ou se decompor, o que leva ao escurecimento das fezes7.
2% dos bebês com dor abdominal e fezes escuras podem ter problemas no divertículo de Meckel. Apesar de ser uma condição rara, tem tratamento. Os quadros com hemorragia exigem intervenção cirúrgica7.
Situações que causam alterações nas fezes, nem sempre escuras
As causas das alterações nas fezes vão além das citadas acima. Por isso, fique atento às mudanças no seu corpo.
Quadros como obstrução intestinal impedem as fezes de serem eliminadas, provocando dor e inchaço abdominal. O tratamento precisa ser imediato, então, vá direto ao hospital para diagnosticar e cuidar da forma certa8.
As doenças hepáticas, como cirrose e hepatite, podem levar ao embranquecimento das fezes devido à falta de bilirrubina, substância amarelada encontrada na bile. A alteração ainda pode deixar o odor das fezes mais forte9.
Quando devo me preocupar com fezes escuras?
Como as fezes escuras podem ser um sintoma passageiro e não relacionado a uma doença, fique atento se o quadro acontecer associado aos seguintes fatores:
- dor abdominal aguda2;
- cheiro forte e fétido durante a evacuação2;
- sangue vermelho vivo com as fezes2;
- náuseas2;
- vômito (com ou sem sangue)2;
- perda de peso2;
- falta de apetite2.
Esses sintomas são um indicativo de que o problema pode ser grave, então, não adie a busca por orientação médica. Muitas pessoas ficam constrangidas devido à natureza dos sintomas, mas a demora pode colocar sua saúde em risco.
Tratamentos
Para fazer o tratamento adequado das fezes escuras e dor abdominal, o primeiro passo é obter o diagnóstico, que vai indicar a causa do problema. Dessa forma, com a orientação e acompanhamento médico, os medicamentos são utilizados com segurança.
Buscopan pode fazer parte dos protocolos, por aliviar com eficiência desde dores leves até as mais intensas, conforme os cuidados que o quadro de cada paciente exige. A fórmula tem perfil seguro e os ativos agem diretamente no ponto da dor10.
Em quadros específicos, a dosagem é definida pelo médico e, assim, o tratamento acontece sem o desconforto da dor e das cólicas. Procure um especialista e cuide da sua saúde!
ONDE COMPRAR
Há mais de 50 anos atuando contra a dor na barriga, Buscopan é o medicamento para dores na barriga mais prescrito pelos médicos1.
É especialista em dor na barriga porque possui o ativo específico que age no local das contrações, aliviando a dor.
Indicado para dores na barriga leves, Buscopan da caixinha verde, é adequado para crianças acima de 6 anos e adultos. Mais informações sobre o produto, você confere na bula de Buscopan.
Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.Referências Consultadas:
- 1. IQVIA PMB MAT JAN/22
- 2. Bula do Produto Buscopan
Sobre o autor
Buscopan
Buscopan® é uma medicação antiespasmódica que alivia especificamente desconforto e dor abdominais devido a cólicas e espasmos.
Buscopan® oferece um alívio direcionado de seus desconfortos e cólicas abdominais. Ele age onde a dor se desenvolve - no abdômen. Buscopan® funciona diretamente sobre os músculos de seus intestinos para aliviar as cólicas e espasmos que causam o desconforto. Com Buscopan®, você pode confiar que está visando o foco de seu desconforto e cólicas e aliviar o problema.