Lançamento

A combinação de ativos cria fórmulas eficazes e seguras de medicamentos com potencial de dupla ação, que auxiliam no tratamento de sintomas dos mais variados quadros de saúde. Uma dessas uniões é o butilbrometo de escopolamina e a dipirona.
As duas substâncias são conhecidas pelos seus efeitos individuais, mas que, quando associadas, contribuem para o alívio eficaz da dor.
Continue a leitura do artigo e entenda para que o remédio serve, as diferenças entre os tipos de dipirona e a versão de Buscopan que tem os dois ativos.
O butilbrometo de escopolamina é uma substância antiespasmódica que relaxa a musculatura lisa dos órgãos da barriga (estômago, intestino, útero, bexiga, rins e vesícula biliar). A sua ação evita/reduz os movimentos involuntários, chamados de espasmos. Por isso, é indicada para aliviar dor e cólica na região abdominal1.
O composto é encontrado no mercado com o nome comercial de Buscopan®, cujo ativo principal das fórmulas é o butilbrometo de escopolamina1.
Ao todo, são comercializadas cinco versões do medicamento, incluindo apresentações em gotas, comprimido revestido e injetável (uso hospitalar)2.
O butilbrometo de escopolamina e a dipirona são combinados em uma mesma fórmula, visando proporcionar uma dupla ação. No caso, o medicamento funciona como antiespasmódico e analgésico. Um exemplo de remédio com esse perfil é Buscopan® Composto1.
A fórmula contém 10mg de butilbrometo de escopolamina e 250mg de dipirona monoidratada, sendo indicada para o tratamento dos sintomas de dor e cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais intensas3.
Porém, é importante destacar que o uso separado dos dois ativos não tem o mesmo efeito da fórmula conjunta fabricada em laboratório.
Segundo o Laboratório Boehringer Ingelheim, responsável pela fabricação da linha Buscopan®, em resposta a Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, não é possível fazer uma correlação de bioequivalência das substâncias Buscopan® e dipirona separadamente, em relação ao Buscopan® Composto4.
Por isso, o uso de qualquer remédio deve contar com a orientação médica para evitar a automedicação, que pode desencadear reações adversas graves, dependendo da condição de saúde do paciente.
A combinação de butilbrometo de escopolamina e dipirona, que é a fórmula de Buscopan Composto, serve para dor e cólicas no trato gastrointestinal, geniturinário, vias biliares e outras áreas da região abdominal. Entenda a ação do medicamento em cada caso.
As cólicas e dores fortes na região da barriga são sintomas comuns relacionados aos mais diversos quadros de saúde. Por isso, o local do desconforto é utilizado como referência para descobrir a causa do sintoma5.
Por exemplo, na parte superior do abdômen, a dor indica má digestão, excesso de gases, gastrite, refluxo, úlcera gástrica, entre outros. Na parte inferior, pode sinalizar inflamação no intestino, apendicite, infecção urinária, entre outros5.
Claro que este não é o único fator considerado pelo médico na avaliação. A intensidade da dor e o histórico geral do paciente também são avaliados5.
Para dores agudas e intensas, o medicamento com butilbrometo de escopolamina e dipirona é recomendado para eliminar os espasmos musculares, relaxando as fibras, e, assim, aliviar a dor1.
As cólicas biliares são causadas pela formação de cálculos (pedras) dentro da vesícula, órgão responsável pelo armazenamento da bile e sua condução até o intestino, onde auxilia na digestão de gorduras6.
Quando algum problema impede a secreção da bile, a vesícula aumenta de volume, provocando uma inflamação. O excesso de bile forma os cálculos que, ao se movimentarem, causam sintomas, como cólica biliar, febre, náuseas e vômitos6.
O ponto focal da cólica é na parte superior direita do abdômen, podendo irradiar para as costelas e para a parte de cima do tórax. A dor é aguda e intensa e, geralmente, começa 30 minutos após a alimentação6.
A dupla ação de Buscopan Composto é eficaz para aliviar o sintoma, pois o butilbrometo de escopolamina age diretamente onde a cólica ocorre, e a dipirona bloqueia a sensação de dor e ainda reduz a febre1.
Saiba mais sobre o quadro no artigo >>> Cólica biliar: causas + como aliviar + localização da dor.
A cólica renal é classificada como uma das piores dores provocadas por um problema de saúde, conforme relatos de pacientes e médicos7.
O sintoma é causado pelos temidos cálculos renais, chamados popularmente de pedra nos rins, que podem bloquear partes do trato urinário (rins, ureteres, bexiga ou uretra) quando o corpo tenta expeli-los8.
Esse movimento alarga as estruturas, causando uma dor aguda, intensa e incapacitante na parte inferior e lateral das costas (onde ficam os rins) e na parte inferior do abdômen (na área da bexiga)8.
Para aliviar a dor da cólica renal, as fórmulas combinadas, como a de butilbrometo de escopolamina e dipirona, que compõem o Buscopan Composto, são utilizadas. Porém, o recomendado é procurar um atendimento de urgência3.
No hospital, a fórmula líquida injetável pode ser aplicada de forma segura, proporcionando um alívio ainda mais rápido do sintoma e a realização do tratamento completo do problema3.
Outras condições em que a ação do butilbrometo de escopolamina e dipirona é útil são: no alívio das cólicas menstruais e das dores causadas por doenças na região, como endometriose, mioma, cisto no ovário, gravidez ectópica, problemas intestinais e outros5.
As dores provocadas por esses quadros de saúde são sentidas na região pélvica, e cada uma demanda um tratamento diferente, em alguns casos urgente, para agir na causa além do sintoma. Por isso, nunca ignore desconfortos intensos que surgem de repente5.
A diferença entre dipirona sódica e monoidratada está apenas na nomenclatura, pois ambas têm a mesma finalidade: servir como analgésico e antitérmico, aliviando a sensação de dor e febre9.
Em 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicou a Resolução n.º 19, oficializando as seguintes alterações na nomenclatura:
Em relação à apresentação, a dipirona monoidratada pode ser encontrada na versão líquida em gotas, algumas incluem sabor9.
Dessa forma, medicamentos com butilbrometo de escopolamina e dipirona sódica ou butilbrometo de escopolamina e dipirona monoidratada, como Buscopan Composto, servem para a mesma função.
A fórmula de Buscopan da caixa verde que possui 10 mg/ml de butilbrometo de escopolamina não tem dipirona. Por isso, serve apenas como antiespasmódico e não proporciona efeito analgésico1.
Quando o objetivo é obter o efeito duplo, a versão recomendada é a de Buscopan Composto, que possui os dois ativos combinados na fórmula1.
Agora que você conhece mais sobre a função das duas substâncias, é importante destacar que, caso a dor prossiga ou se intensifique com a medicação, é vital procurar atendimento médico imediatamente.
Há mais de 50 anos atuando contra a dor na barriga, Buscopan é o medicamento para dores na barriga mais prescrito pelos médicos1.
É especialista em dor na barriga porque possui o ativo específico que age no local das contrações, aliviando a dor.
Indicado para dores na barriga leves, Buscopan da caixinha verde, é adequado para crianças acima de 6 anos e adultos. Mais informações sobre o produto, você confere na bula de Buscopan.
Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.Lançamento