Lançamento

O estômago é um órgão fundamental do sistema digestivo, pois é por meio dele que é processado a digestão dos alimentos que ingerimos no dia a dia. E para executar essa missão, não é de se estranhar que esse órgão seja tão complexo. Você sabia, por exemplo, que há quatro camadas do estômago diferentes entre si?
Cada uma delas possui características, propriedades e funções específicas para digerir o que comemos e bebemos. É no estômago onde o bolo alimentar é envolvido pelo suco gástrico e transformado em quimo para seguir com o processo digestivo. ¹
E onde fica o estômago? Você sabe? Mais especificamente, ele localiza-se entre o esôfago e o intestino delgado, bem na cavidade abdominal.
Ele é uma bolsa com várias partes e camadas de músculo que são expansíveis à medida que você ingere mais alimentos. ²
Quer conhecer então as camadas do estômago para compreender melhor seu funcionamento e as causas que nos levam a sentir dores na barriga? Então continue a leitura até o fim!
O estômago humano basicamente é divido em quatro camadas diferentes. Vamos começar falando um pouco sobre a mucosa!
Fonte: https://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-estomago/755/132/
A camada mucosa do estômago está na região mais interna desse órgão. Possui epitélio simples e cilíndrico, além de glândulas gástricas, que são as responsáveis pela secreção do suco gástrico. Outras glândulas compõem também essa estrutura e são responsáveis pela produção de enzimas digestivas e secreções mucosas.4
Mais internamente à mucosa, está a submucosa. Ela é uma camada bastante espessa formada por tecido conjuntivo. Suas fibras nervosas atuam para transmitir estímulos para a função digestiva. Em outras palavras, é a responsável pelo estímulo de descanso e digestão.4
O terceiro exemplo é a estrutura muscular externa. Ela é formada basicamente por uma musculatura lisa dividas em três camadas musculares do estômago:
Ela gera movimentos que garantem a digestão mecânica e contém o plexo mioentérico, responsável pelo controle de velocidade da contração muscular para garantir a melhor digestão. ³
Por fim, chegamos na serosa, a mais externa das camadas do estômago. Ela é formada por um epitélio escamoso simples, também conhecido como mesotélio, além de uma cama extra de tecido conjuntivo mais final. É nessa região que é produzido um fluido seroso que garante um movimento suave e lubrificado do estômago dentro da cavidade abdominal. 3,4
Quais são as partes do estômago?
É importante saber a diferença entre as camadas do estômago e suas partes, que também são divididas em quatro. Elas são as seguintes:
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/estomago.htm
Dentre as doenças mais comuns do estômago, podemos destacar a gastrite, problema que atinge pelo menos dois milhões de brasileiros. Ela consiste na inflamação, erosão ou infecção da parede da mucosa, da qual falamos mais acima. Seus sintomas mais comuns são:
É no estômago também que ocorrem os gases estomacais, que não são tecnicamente uma doença, mas fazem parte de um processo natural do organismo que pode trazer inchaço, desconforto e dores na barriga.
Condições que nem essa podem ser tratadas, por exemplo, com Buscopan. Qualquer medicamento da família Buscopan funciona como antiespasmódico para alívio de dores na região abdominal.
O Buscopan verde, por exemplo, atua no alívio de cólicas e espasmos mais leves5, enquanto o Buscoduo, que é a opção laranja com Paracetamol em sua fórmula, age contra dores moderadas7. Por fim, o Buscopan Composto, que possui Dipirona na sua fórmula, é o mais recomendado para dores mais intensas.7
Buscopan é a única marca com portfólio completo para cada intensidade de dor na Barriga1. Além disso, todos os produtos da linha possuem o ativo específico (butilbrometo de escopolamina) para o tratamento das cólicas e dores na barriga.
Lançamento