Lançamento

A Dipirona é um dos analgésicos mais populares entre os brasileiros. Por ter também função antitérmica, esse medicamento oferece alívio para quem sofre tanto de dores, como também de febre. ¹
Mas uma pergunta comum entre as pessoas que tomam esse medicamento é a seguinte: afinal, Dipirona dá sono?
Preparamos esse conteúdo para que você entenda direitinho qual é o efeito da Dipirona no corpo de quem a toma. Além disso, vamos te mostrar qual a dosagem correta e os horários certos para consumir esse remédio. Continue a leitura até o fim para entender melhor!!
A Dipirona dá sono mesmo? A resposta costuma dividir opiniões.
De fato, a superdosagem desse medicamento pode causar relaxamento e sonolência no corpo, pois ele atua diretamente no sistema nervoso do paciente. Mas vale salientar que esse efeito é secundário e não a sua função principal, a qual vamos abordar mais abaixo. ²
Entretanto, pessoas mais sensíveis ao medicamento podem sentir sono com alguma recorrência, mas esse é um padrão extremamente variável. Afinal, dependendo das especificidades fisiológicas de cada um, esse medicamente pode, inclusive, agir com o efeito inverso. ²
Portanto, avalie bem quais são os efeitos colaterais mais visíveis e até que ponto eles atrapalham seu bem estar. Se você realmente sentir que a Dipirona dá sono de forma acentuada, o ideal seria consultar seu médico para a indicação de um novo remédio.
Já se você sofre de insônia, o ideal é procurar um tratamento que atue de forma primária contra seus problemas para dormir, pois a Dipirona não é recomendada para ser utilizada contra insônia ou para ajudar no sono.
A Dipirona é um dos analgésicos mais populares no Brasil. Ele se destaca por sua função analgésica veloz (geralmente de 30 a 60 minutos após a ingestão das gotas ou do comprimido) e duradoura. Além disso, sua função antitérmica contribui para a estabilização da temperatura corporal em casos de febre. ³
Ao ser consumida pelo paciente, a Dipirona faz o bloqueio da enzima COX-2, que é a responsável por gerar a sensação de dor no corpo. Além disso, sua função espasmolítica ajuda a relaxar o organismo, pois evita a manifestação de espasmos.
Leia mais sobre Dipirona nesse artigo!
Agora que você entendeu os efeitos da Dipirona no corpo, qual seria a dosagem correta para quem deseja utilizá-la em virtude de suas funções analgésicas e antitérmicas?
No caso de crianças, não é aconselhável administrar o medicamento com a contagem em gotas, pois a dosagem pode ser imprecisa. A dose certa para crianças é de 20 mg/Kg e deve ser medida. Como a fórmula oral é de 500 mg/mL, a criança que possui 20 Kg, por exemplo, deve receber 400 mg ou 0,8 mL do remédio.4
Muitas pessoas costumam perguntar se pode misturar Dipirona com bebida para enganar as crianças e fazê-las tomar o remédio sem perceber. A resposta é não! Pois alguns alimentos e bebidas, como leite e sucos, podem neutralizar a ação do medicamento.
Sim! Em alguns casos, a Dipirona baixa a pressão do paciente, mas apenas de forma leve, o que não é um problema para a maioria dos seus usuários. Entretanto, quem possui um quadro mais agudo de pressão arterial deve tomar cuidado e procurar ajuda de um profissional médico para a receita de um outro medicamento. ³
Sim, a Dipirona serve para dor na barriga. Entretanto, para desconforto na região abdominal, o mais aconselhável é utilizar medicamentos que ajam de forma direta no alívio das dores nessa região.
O Buscopan Composto, por exemplo, é uma ótima solução para quem deseja alívio rápido e duradouro contra dores e cólicas intensas na região da barriga. A versão composta também possui Dipirona em sua fórmula, que garante dupla ação analgésica e com efeito que dura por 6 a 8 horas.5
Entendeu por que Dipirona dá sono? Para mais dúvidas e um atendimento mais personalizado, faça uma consulta com o médico de sua confiança para buscar o melhor tratamento para suas dores ou problemas de insônia.
Líder e top of mind em cólicas e dores na barriga1, a família Buscopan lançou o Buscopan Composto pensando nas pessoas que sofrem com dores intensas na barriga.
Por conter Dipirona em sua composição, Buscopan Composto possui um forte efeito analgésico, além de sua ação antiespasmódica garantida pelo Butilbrometo de escopolamina, ativo específico que alivia as contrações na barriga.
Para identificá-lo, é só buscar pelo Buscopan da caixinha roxa. Entenda melhor o funcionamento de Buscopan Composto.
Buscopan composto. butilbrometo de escopolamina e dipirona. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais. MS 1.7817.0891. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.
Referências Consultadas:
Lançamento