Dor na Barriga Publicado em: 03/04/2023

O que é gastroenterite? Entenda causas, sintomas e cuidados

Imagem do post O que é gastroenterite

Saber o que é gastroenterite, e como tratar corretamente, é uma maneira de cuidar bem de você e da sua família.

O motivo é que a gastroenterite é uma inflamação no estômago e no intestino que causa vômito e diarreia, condições essas que, em casos extremos, podem levar a um quadro de desidratação, a qual é bastante nociva, especialmente para bebês, crianças e idosos1.

Em geral, essa resposta do corpo a vírus, bactérias, parasitas, e outros agentes que afetam esses dois órgãos do aparelho digestivo, não costuma ser tão impactante em adultos saudáveis. Ainda que apresentem os sintomas que citamos, bem como desconforto e cólica abdominal, o quadro nesse grupo de pessoas tende a não evoluir para uma situação mais grave2.

Por outro lado, a gastroenterite está entre as principais causas de hospitalização e mortalidade, em todo o mundo, de crianças menores de 5 anos3.

Motivos como esses reforçam as razões pelas quais você deve saber o que é gastroenterite, como ela ocorre, sintomas, quais medicamentos tomar, entre outras informações relacionadas e relevantes.

Siga a leitura deste artigo e confira, agora, tudo sobre esse tema!

Afinal, o que é gastroenterite?

Gastroenterite é uma inflamação que atinge o revestimento gástrico (estômago) e os intestinos grosso e delgado2. Entre as principais e mais características respostas que o organismo dá a essa situação, estão os episódios de vômito e diarreia. 1

Por conta disso, o ponto de maior atenção que se deve ter com uma pessoa que está com gastroenterite é quanto ao risco de desidratação. 1

A desidratação acontece quando o corpo perde grandes quantidades de água6. Durante um quadro de inflamação no estômago e no intestino, essa condição pode facilmente acontecer, decorrente da tentativa do corpo de expelir o que está fazendo mal para o seu funcionamento1.

No que e refere ao diagnóstico da gastroenterite, ele é feito com base na avaliação médica dos sintomas apresentados2, somado à:

  • análise do histórico de alimentação dos últimos dias2;
  • realização de viagens recentes2;
  • identificação dos medicamentos consumidos2;
  • exame de fezes2 (não tão comumente);
  • sigmoidoscopia2, que é um exame realizado para avaliar a parte inferior do intestino grosso (também não tão exigido para essa condição)

Dica de leitura: "O que é mucosa do estômago? Saiba tudo!

Fonte: imagem retirada do site: https://www.criasaude.com.br/N2020/doencas/gastroenterite.html

O que causa gastroenterite?

A gastroenterite é causada por uma infecção, a qual pode ser bacteriana ou viral2. Entretanto, essa situação também pode ser desencadeada por ingestão de:

  • toxinas químicas4: a exemplo das expelidas por cogumelos tóxicos e por alguns tipos de frutos-do-mar exóticos;
  • água e alimentos contaminados por produtos químicos4: tais como chumbo, cádmio, mercúrio, arsênio, ou mesmo a ingestão direta de substâncias desse tipo;
  • medicamentos que geram efeitos colaterais como vômito, náusea e diarreia5: por exemplo, antibióticos, quimioterápicos, radioterápicos, antiácidos com magnésio e laxantes.

Aqui, também é importante destacarmos que as infecções que levam à gastroenterite também podem ser transmitidas de pessoa para pessoa2.

Isso acontece, por exemplo, quando quem está infectado não lava adequadamente as mãos após evacuar. Ao tocar em algum objeto, este ser tocado por outra pessoa, e ela levar a mão à boca, há o risco de ser contaminada também2.

Outra possibilidade é quando um adulto, ao trocar fraldas de uma criança com gastroenterite não higienizar as mãos adequadamente após essa tarefa, elevando as chances de uma transmissão fecal-oral2.

Quais são os tipos de gastroenterite?

Entender o que é gastroenterite inclui também conhecer seus tipos. Os três principais são:

  • gastroenterite viral7;
  • gastroenterite bacteriana7;
  • gastroenterite parasitária7.

Gastroenterite viral

Entre os principais causadores da gastroenterite viral estão o:

  • astrovírus7;
  • adenovírus enteral7;
  • norovírus7;
  • rotavírus7.

Vírus desse tipo contaminam o intestino delgado e causam diarreia aquosa, também chamada de inflamatória ou disenteria7, podendo levar à desidratação6 se não tratada adequadamente.

Gastroenterite bacteriana

Menos comum que a gastroenterite viral, a bacteriana é causada por diferentes tipos de bactérias, tais como:

  • Salmomella7;
  • Shigella7;
  • E.coli7;
  • Staphylococcus Aureus7;
  • Campylobacter7, entre outras.

Cada tipo de bactéria desencadeia a gastroenterite de uma forma diferente. Por exemplo, a Salmonella invade a mucosa do cólon ou do intestino delgado7. Já a Staphylococcus Aureus somente adere à mucosa, sem invadi-la7.

Gastroenterite parasitária

Mais recorrente em países desenvolvidos7, a gastroenterite parasitária costuma ser causada pelos parasitas:

  • Giardia7;
  • Cryptosporiduim7.

A Giárdia é um tipo de parasita que adere à mucosa intestinal, e tem potencial de gerar quadros de vômito, náusea e diarreia que podem se tornar crônicos7. Isso, inclusive, aumenta as chances de ser diagnosticada erroneamente com Síndrome do Intestino Irritável (SII).

Já o parasita Cryptosporiduim causa diarreia aquosa, comumente acompanhada de vômito, náuseas e cólica abdominal.

Este artigo também vai ajudar você: "Cólica intestinal: causas, sintomas e como evitar"

Quais os sintomas da gastroenterite viral, bacteriana e parasitária?

No geral, os principais sinais e sintomas de um quadro de inflamação no estômago e no intestino são:

  • náusea7;
  • vômito7;
  • cólica abdominal7;
  • diarreia, com ou sem presença de muco e/ou sangue7;
  • mal-estar7;
  • dores pelo corpo7;
  • abdômen sensível e/ou distendido7;
  • presença de gases e sons intestinais7.

Sobre isso, é importante salientarmos também que cada tipo de gastroenterite tem sinais e sintomas particulares, bem como tempo de duração. Da seguinte maneira:

  • gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7;
  • gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue. Costuma durar, em média, entre um a dois dias7;
  • gastroenterite parasitária: desencadeia diarreia subaguda e, em alguns casos, crônica. O tempo de duração varia de acordo com essa condição7.

O que comer quando está com gastroenterite?

Tomar pequenos goles de líquido frequentemente, e se alimentar de maneira regular a partir do momento que o organismo aceitar alimentos, são algumas das maneiras de tratar a gastroenterite1.

Quanto ao que pode ser consumido nesse período, não há comprovação de que restringir alimentos leves seja uma prática benéfica7. No entanto, é indicado esperar que a pessoa nessa situação tenha parado de vomitar, esteja tolerando bem a ingestão de líquidos, e que seu apetite alimentar tenha voltado7.

O que fazer quando se está com gastroenterite?

Se você está com gastroenterite, aqui estão algumas medidas que podem ajudar a aliviar os sintomas e acelerar a recuperação:

  1. Beba bastante líquido6: A diarreia e o vômito podem levar à desidratação, portanto, é importante beber bastante água, chá, suco ou soro caseiro para manter a hidratação.
  2. Faça uma dieta leve7: Durante a gastroenterite, é importante fazer uma dieta leve, evitando alimentos pesados, gordurosos, açucarados e condimentados, que podem piorar os sintomas. Opte por alimentos simples, como arroz branco, pão, torradas, sopa de legumes, frutas cozidas e iogurte natural.
  3. Descanse6: O repouso é importante para ajudar o corpo a se recuperar. Tente descansar o máximo possível e evitar atividades extenuantes.
  4. Procure ajuda médica1: Se os sintomas persistirem por mais de 48 horas, se houver sangue nas fezes, se houver febre alta ou se você estiver com muita dor abdominal, é importante procurar ajuda médica imediatamente. O médico poderá avaliar sua condição e prescrever tratamentos para aliviar os sintomas e tratar a causa subjacente da gastroenterite.

Lembre-se sempre de lavar as mãos regularmente e seguir boas práticas de higiene para prevenir a gastroenterite e outras doenças7.

No que se refere aos medicamentos que podem ser usados para aliviar os sintomas, especialmente a cólica abdominal, o Buscopan Composto pode ajudar.

BuscopanComposto, o da caixinha roxa, é uma combinação de Butilbrometo de Escopolamina com Dipirona, ou seja, ele possui dupla ação, analgésica e antiespasmódica, ideal para combater dores intensas na barriga8. Entenda tudo sobre o funcionamento de Buscopan Composto!

Buscopan composto. butilbrometo de escopolamina e dipirona. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais. MS 1.7817.0891. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 12/2022

Sobre o autor

Buscopan

Buscopan® é uma medicação antiespasmódica que alivia especificamente desconforto e dor abdominais devido a cólicas e espasmos.

Buscopan® oferece um alívio direcionado de seus desconfortos e cólicas abdominais. Ele age onde a dor se desenvolve - no abdômen. Buscopan® funciona diretamente sobre os músculos de seus intestinos para aliviar as cólicas e espasmos que causam o desconforto. Com Buscopan®, você pode confiar que está visando o foco de seu desconforto e cólicas e aliviar o problema.

Conheça o autor

1. The. Fatos rápidos: Gastroenterite - Manual MSD Versão Saúde para a Família [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2021 [cited 2022 Dec 6]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/fatos-r%C3%A1pidos-dist%C3%BArbios-digestivos/gastroenterite/gastroenterite?query=O%20que%20%C3%A9%20gastroenterite. Acesso em dezembro de 20222. Gotfried J. Considerações gerais sobre a gastroenterite [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2021 [cited 2022 Dec 6]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/gastroenterite/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-a-gastroenterite?query=O%20que%20%C3%A9%20gastroenterite. Acesso em dezembro de 20223. Dawson T, Ratcliffe A, Onyon C. Gastroenteritis. Paediatrics and Child Health. 2022 Sep. Acesso em dezembro de 20224. Gotfried J. Gastroenterite medicamentosa e gastroenterite secundária a substâncias químicas [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2021 [cited 2022 Dec 6]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/gastroenterite/gastroenterite-medicamentosa-e-gastroenterite-secund%C3%A1ria-a-subst%C3%A2ncias-qu%C3%ADmicas. Acesso em dezembro de 20225. Gotfried J. Gastroenterite medicamentosa e gastroenterite secundária a substâncias químicas [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2021. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/gastroenterite/gastroenterite-medicamentosa-e-gastroenterite-secund%C3%A1ria-a-subst%C3%A2ncias-qu%C3%ADmicas. Acesso em dezembro de 20226. The. Fatos rápidos: Desidratação - Manual MSD Versão Saúde para a Família [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2022 [cited 2022 Dec 6]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/fatos-r%C3%A1pidos-dist%C3%BArbios-hormonais-e-metab%C3%B3licos/equil%C3%ADbrio-h%C3%ADdrico/desidrata%C3%A7%C3%A3o. Acesso em dezembro de 20227. Gotfried J. Visão geral de gastroenterite [Internet]. Manuais MSD edição para profissionais. Manuais MSD; 2021 [cited 2022 Dec 6]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/gastroenterite/vis%C3%A3o-geral-de-gastroenterite#:~:text=Gastroenterite%20parasit%C3%A1ria&text=Certos%20parasitas%20intestinais%2C%20mais%20notadamente. Acesso em dezembro de 20228. Bula do Buscopan® Composto | Buscopan [Internet]. www.buscopan.com.br. Disponível em: https://www.buscopan.com.br/produtos/buscopan-composto. Acesso em dezembro de 2022.