Dor na barriga após comer: o que fazer para aliviar os sintomas?
“Acabo de comer e me dá dor na barriga”. Muitas pessoas reclamam desse desconforto logo depois das refeições e existem diversas causas para o sintoma. Porém, o que fazer para aliviar a dor na barriga após comer?
Continue a leitura do artigo e entenda as causas, além de alimentos específicos que podem desencadear o sintoma e como aliviar a dor de forma segura.
O que pode causar dor na barriga após comer?
A causa da dor na barriga pode estar relacionada a quadros passageiros, como gases e má digestão até doenças, como gastrite, problemas na vesícula e refluxo gastroesofágico. Além desses, existem outros motivos, então, observar a frequência do sintoma é o principal para buscar orientação médica adequada.
Explicamos sobre as possíveis causas e suas principais características a seguir para que você fique atento ao funcionamento do seu sistema digestório.
Gases podem levar a dor na barriga após comer
O acúmulo de gases no estômago provoca arrotos (pela ingestão de ar ou consumo de bebidas com gás), flatulência em excesso (pelo consumo de certos alimentos ou má absorção de nutrientes) e distensão abdominal (devido a distúrbios gastrointestinais)1.
Com isso, vem a dor no estômago após comer e barriga inchada. E o que fazer para melhorar o sintoma? O principal é evitar os gatilhos, como tomar refrigerante nas refeições ou mascar chicletes. Se as ocorrências forem frequentes, a orientação médica é importante para descartar problemas digestivos e intestinais1.
Má digestão
Em geral, a má digestão é um desconforto leve e passageiro. O quadro causa sensação de plenitude precoce mesmo comendo pouco ou depois de uma refeição normal, provocando a sensação de que o alimento está parado no estômago2.
Outros sinais que acompanham são queimação e ardência. E o que fazer para aliviar a cólica após comer nesse caso? Se o sintoma é contínuo, a principal ação é descobrir a causa e tratá-la2.
Gastrite
A gastrite é a inflamação da mucosa do estômago, a camada mais interna que reveste e protege o órgão dos ácidos digestivos. Uso excessivo de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), bebidas alcoólicas e infecção pela bactéria H. pylori são algumas das causas3.
A dor na barriga como se fosse cólica é um sintoma que aparece após comer e as indicações para aliviar incluem remédios que reduzem a produção de ácido e antibiótico se a causa da gastrite for causada pela bactéria3.
Problemas na vesícula
A inflamação (colecistite) ou pedras (cálculos biliares) são problemas na vesícula que causam dor na parte superior da barriga após comer, especialmente se a comida for pesada, seja ela gordurosa ou não4.
O tratamento pode ser cirúrgico para remoção da vesícula ou apenas para retirada de cálculos ou com medicamentos para dissolver as pedras4.
Refluxo é outra causa comum para dor na barriga após comer
O refluxo causa dor na barriga após comer, que abrange a região inferior do tórax, porque o conteúdo do estômago volta para o esôfago. A azia é outro sintoma característico do quadro5.
Para evitar o desconforto, recomenda-se evitar alimentos gordurosos e ácidos, bebidas gasosas, cafeinadas e alcoólicas e tabaco5.
Leia mais: O que é bom para refluxo? Saiba quais alimentos comer e evitar.
Quais alimentos podem causar dor na barriga?
O processo de digestão de alguns alimentos pode estufar a barriga, além aumentar as chances de ter dor na barriga após comer. Alguns exemplos são ovos malpassados, maionese, feijão e pimenta. Entenda o motivo dessas reações a seguir:
Ovos malpassados
Um dos riscos de consumir ovos malpassados ou crus é a contaminação do alimento por bactérias, como a Salmonella sp and E. coli, que causam intoxicação alimentar. Caso isso aconteça, o principal sintoma é dor na barriga depois de comer e diarreia intensa, além de vômito, dores musculares e fadiga6.
Maionese
A maionese é outro alimento que pode causar intoxicação alimentar e provocar dor na barriga após comer pratos com o ingrediente. Isso acontece porque muitas receitas caseiras levam ovo cru, que pode estar contaminado. O armazenamento inadequado também aumenta as chances da maionese estragar7.
Feijão
O feijão é um alimento do grupo dos FODMAPS, que são carboidratos de cadeia curta que os intestinos não absorvem adequadamente. Sua digestão tende a provocar dor e desconforto abdominal, inchaço, gases e alterações no trânsito intestinal em pessoas mais sensíveis8.
Pimenta
As comidas temperadas com pimenta podem causar indigestão em algumas pessoas e, em episódios de diarreia após comer qualquer coisa, e gastrite, por exemplo, o condimento deve ser evitado, pois as substâncias presentes sensibilizam a parede do estômago6.
Dor na barriga após comer: o que fazer?
Quando a dor na barriga após comer é um sintoma pontual, causada por um alimento de digestão difícil ou uma refeição volumosa, dá para aliviar o desconforto com um remédio que alivia a dor.
Buscopan é um exemplo desse tipo de medicamento que alivia o desconforto na barriga após as refeições graças a ação do butilbrometo de escopolamina, um antiespasmódico que age no foco da dor, diminuindo os espasmos no estômago9.
A versão de Buscopan em gotas é indicada para dores leves. Porém se o problema não melhorar e se intensificar, o ideal é consultar um médico9.
Dúvidas frequentes
Como aliviar a dor na barriga depois de comer?
Se a dor na barriga após comer for pontual e leve, Buscopan gotas é indicado, pois age apenas no foco do desconforto e da cólica, aliviando o problema de forma rápida e segura9.
Por que acabo de comer e me dá dor na barriga?
As causas da dor ao acabar de comer têm causas variadas, como as listadas acima. Portanto, observe a frequência com que o desconforto aparece e, caso um remédio antiespasmódico não alivie e o sintoma piore, busque orientação médica.
Estou com muita dor na barriga, o que pode ser?
Refluxo gastroesofágico, gastrite, má digestão, excesso de gases e problemas na vesícula podem causar dor na barriga leve e até mais intensa. Por isso, é importante ter um diagnóstico preciso.
Quando a dor na barriga é preocupante?
A dor na barriga é comum, mas converse com um médico se estiver perdendo peso, sem apetite, cansaço, cólicas, sangramento, dor e outros sintomas contínuos por muito tempo10.
O que fazer para tirar a dor na barriga?
Uma dica de como aliviar a dor na barriga rápido é tomar um remédio, como Buscopan, que age no foco da dor e alivia o sintoma em poucos minutos9.
Qual é o remédio caseiro que é bom para dor na barriga?
Uma solução caseira é fazer as posições para aliviar a dor na barriga. Deite-se de barriga para cima e dobre os joelhos, pressionando-os por 10 segundos e depois solte. Ficar em posição fetal ou se sentar e se curvar em cima das pernas também ajuda11.
Cuide da sua saúde
Agora que você sabe o que fazer e possíveis causas da dor na barriga após comer, fique atento ao sintoma. Cuidados imediatos são importantes, mas saber a causa também. Cuide-se!
Seja qual for a sua dor na barriga, vai de Buscopan!
Sobre o autor
Buscopan
Buscopan® é uma medicação antiespasmódica que alivia especificamente desconforto e dor abdominais devido a cólicas e espasmos.
Buscopan® oferece um alívio direcionado de seus desconfortos e cólicas abdominais. Ele age onde a dor se desenvolve - no abdômen. Buscopan® funciona diretamente sobre os músculos de seus intestinos para aliviar as cólicas e espasmos que causam o desconforto. Com Buscopan®, você pode confiar que está visando o foco de seu desconforto e cólicas e aliviar o problema.