Dor na Barriga Publicado em: 14/09/2023

Chás para dores na barriga: descubra os mais eficazes

Imagem do post chás para dores na barriga

Algumas soluções naturais podem ajudar no alívio do desconforto quando passamos por problemas gastrointestinais. É o caso dos chás para dores na barriga.

O chá é uma das bebidas mais antigas da humanidade. O primeiro registro do consumo da bebida com preparo por infusão aconteceu durante a Dinastia Han (206 a.C. — 220 d.C.), na China, quando monges budistas consumiam o chá da planta Camellia sinensis durantes as vigílias1.

Após se popularizar no oriente, a bebida ganhou espaço entre as aristocracias ocidentais e, hoje, é consumida nos quatro cantos do mundo.

A descoberta das propriedades medicinais de diferentes plantas contribuiu para popularizar o consumo de chá em ocasiões específicas, como quando sentimos sintomas de dor abdominal.

Continue a leitura do artigo e conheça os melhores chás para dor no estômago.

Quais chás para dores na barriga são mais eficazes?

Existem vários tipos de chá indicados para dores na barriga. Reunimos seis deles a seguir e explicamos o modo de preparo correto. Confira!

Chá de hortelã

A hortelã (Mentha spicata L.) é uma planta medicinal e aromática cujo consumo é indicado para distúrbios gastrintestinais e gases, além de ter propriedades analgésicas, antisséptica, antiespasmódica, anti-inflamatória2.

A ação antiespasmódica é o que faz da hortelã uma das opções de chás para dores na barriga, por ajudar a relaxar a musculatura dos órgãos da região, atuando nos movimentos involuntários (espasmos) e ajudando a passar a dor.

O modo de preparo para obter o efeito digestivo e calmante é colocar em infusão 5g de folhas e ramos frescos de hortelã em uma xícara de água quente (240ml), e tomar de quatro a cinco xícaras por dia.

O chá de hortelã é bom para dor de barriga, mas é contraindicado para crianças com menos de 5 anos, grávidas e lactantes, pessoas com refluxo grave, hérnia de hiato e com cálculos biliares2 3.

Chá de camomila

A camomila é conhecida pela sua propriedade calmante e efeito sedativo, o que contribui para a melhora da qualidade do sono.

Além disso, o chá da planta alivia sintomas gastrointestinais, como dor na barriga, indigestão e sintomas da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Isso porque a camomila tem efeito antiespasmódico, anti-inflamatório, cicatrizante, entre outros4.

O preparo por infusão é simples, basta colocar uma colher de sopa da camomila em uma xícara de água quente, tampar por cinco a dez minutos e coar. Pessoas com alergia ou hipersensibilidade à planta, que tomam medicamentos anticoagulantes, grávidas e lactantes não devem consumir a bebida5.

Chá de gengibre

O gengibre é uma raiz com propriedades antiespasmódica, anti-inflamatória, analgésica, antitérmica e antiemética que pode ser consumida na alimentação de diversas formas, inclusive, é um ótimo chá para dor de barriga e vômito6.

O chá pode ser feito com o gengibre fresco ou em pó. A bebida alivia a má digestão, a dor na barriga, os sintomas de azia, gastrite, gases e náusea6.

A preparação com a raiz fresca é feita com rodelas de dois a três centímetros, fervidas por cinco a dez minutos em 180 ml de água. Outra opção é colocar uma colher de sopa na mesma quantidade de água e deixar descansar por cinco minutos. Para consumir, coe e beba até três vezes por dia uma porção6.

O gengibre não é recomendado para quem é alérgico à raiz, toma remédios anticoagulantes ou para controle da pressão arterial6.

Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira é uma planta com ação analgésica, relaxante e anti-inflamatória. Seus ativos agem no sistema gastrointestinal, nervoso, cardíaco e respiratório7.

É uma opção de chá para dor na barriga por proteger o estômago, melhorando o processo digestivo e diminuindo problemas gástricos e intestinais7.

Além disso, sua ação antiespasmódica e carminativa alivia cólicas e impede a produção dos gases, reduzindo as contrações intestinais que causam desconforto e dores7.

O preparo por infusão da erva seca é o mais recomendado. Coloque uma colher de chá em uma xícara de água e leve ao fogo. Desligue antes de levantar fervura e mantenha a infusão por cinco a dez minutos7.

As grávidas devem evitar o chá de erva-cidreira durante a gestação7.

Chá de erva-doce

A erva-doce é rica em ácido málico, um bioativo que age no estômago diminuindo a acidez. Além disso, ajuda na digestão, no controle de gases, evita náuseas, combate úlceras no estômago e gastrite8.

O chá da planta também contém anetol, que tem um aroma marcante e ajuda a eliminar gases acumulados, além de impedir a formação de novos. Dessa forma, as dores e desconforto causados pelo acúmulo de gases diminuem8.

Para preparar o chá, esquente uma xícara de água e coloque uma colher de chá de erva-doce, tampe e espere dez minutos para beber. O consumo não é recomendado para menores de 12 anos, grávidas e lactantes8.

Chá de boldo

Fechando a lista de melhores chás para dores no estômago, temos o boldo, aliado no tratamento de problemas digestivos e hepáticos. Por isso, é indicado para aliviar os sintomas da má digestão e o desconforto causado pelo excesso de gases9.

De todas as opções, o chá de boldo é o mais amargo. Porém, suas propriedades antiespasmódicas, anti-inflamatória e desintoxicante, ajudam a eliminar desconfortos com eficiência9.

Para preparar o chá, use folhas secas de boldo (1 colher de chá) em 200 ml de água quente e aguarde o tempo da infusão por 10 minutos. Essa quantidade pode ser ingerida até duas vezes ao dia, antes ou depois das refeições9.

Quando devo ir ao médico?

Os chás para dores na barriga aliviam o sintoma, mas não tratam a causa. Então, se houver algum problema por trás do sintoma, é preciso procurar um médico. Alguns sinais de alerta são: dor aguda que surge de repente, inchaço no abdômen, febre, sudorese, calafrios e dor recorrente no mesmo ponto10.

Outras medidas para aliviar dores na barriga

Há casos em que os chás para dores na barriga serão complementares ao tratamento medicamentoso. Alguns remédios específicos para aliviar a dor abdominal são a escopolamina e o paracetamol10.

As duas substâncias estão presentes nas fórmulas de Buscopan. A versão em gotas e em comprimidos da caixinha verde são indicadas para dores leves e a versão com paracetamol (Buscoduo) para dores moderadas na barriga11.

Leia também: Buscopan da caixa verde: para que serve? Como tomar?

Posso consumir chás para dores na barriga todos os dias?

Não é indicado tomar chás diariamente. O primeiro motivo é que a bebida não substitui a água e algumas são diuréticas, aumentando a produção de urina e contribuindo para a desidratação10. Então, não substitua chá por água!

Existem contraindicações para o consumo desses chás?

O consumo de chá deve ser orientado pelo médico no caso de pessoas que usam medicação contínua, como remédio para controle da hipertensão. Além disso, pacientes alérgicos, bebês, crianças e mulheres em determinadas fases têm restrições de consumo. Na dúvida, oriente-se com o médico10.

Gestantes e lactantes podem consumir chás para dores na barriga?

Não é recomendado que gestantes e lactantes consumam chás. Como vimos ao longo do artigo, o consumo não é indicado nessa fase. Portanto, sempre cheque com o médico antes de usar alguma planta medicinal10.

Alivie o desconforto abdominal com Buscopan!

Além dos chás para dores na barriga, Buscopan pode ser um aliado no alívio de dores na região abdominal por ser uma medicação antiespasmódica, que age especificamente no local da dor, diminuindo o desconforto dos espasmos e as cólicas11.

Seja qual for sua dor, vai de Buscopan!

Sobre o autor

Buscopan

Buscopan® é uma medicação antiespasmódica que alivia especificamente desconforto e dor abdominais devido a cólicas e espasmos.

Buscopan® oferece um alívio direcionado de seus desconfortos e cólicas abdominais. Ele age onde a dor se desenvolve - no abdômen. Buscopan® funciona diretamente sobre os músculos de seus intestinos para aliviar as cólicas e espasmos que causam o desconforto. Com Buscopan®, você pode confiar que está visando o foco de seu desconforto e cólicas e aliviar o problema.

Conheça o autor

1. Chá: história e cultura. [Internet] jornalismojunior.com.br. Disponível em: http://jornalismojunior.com.br/cha-historia-e-cultura/. Acesso em julho de 2023.2. Hortelã-pimenta Modo de usar [Internet]. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/100662/1/folder-hortela-pimenta.pdf. Acesso em julho de 2023.3. Hortelã vai além de calmante natural — Clínica de Oncologia e Infusão de Medicamentos [Internet]. www.oncocentrocuritiba.com.br. Disponível em: https://www.oncocentrocuritiba.com.br/blog/hortela-vai-alem-de-calmante-natural. Acesso em julho de 2023.4. Camomila — Assuntos especiais [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/assuntos-especiais/suplementos-alimentares-e-vitaminas/camomila. Acesso em julho de 2023.5. Moura M. Chá de camomila: benefícios e como fazer [Internet]. Minha Saúde. 2022. Disponível em: https://minhasaude.proteste.org.br/cha-de-camomila-beneficios-como-fazer/. Acesso em julho de 2023.7. Para que serve o chá de erva-cidreira? Conheça 7 benefícios da planta! [Internet]. Globo Rural. 2022. Disponível em: https://globorural.globo.com/vida-na-fazenda/noticia/2022/04/para-que-serve-cha-de-erva-cidreira-7-beneficios-da-planta-para-saude.ghtml. Acesso em julho de 2023.8. Erva-doce: para que serve e como preparar o chá [Internet]. Tua Saúde. Disponível em: https://www.tuasaude.com/erva-doce/. Acesso em julho de 2023.9. Chá de boldo serve para quê? Benefícios e como fazer [Internet]. ge. 2023. Disponível em: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/2023/04/19/cha-de-boldo-serve-para-que-veja-beneficios-e-como-fazer.ghtml. Acesso em julho de 2023.10. Dor no estômago: quando procurar o médico? [Internet]. Dr. Patrick Salomão — Cirurgião do Aparelho Digestivo em São Paulo — SP. 2022. Disponível em: https://drpatricksalomao.com.br/dor-no-estomago-quando-procurar-o-medico/. Acesso em julho de 2023. 11. Produto Buscopan® | Buscopan [Internet]. www.buscopan.com.br. Disponível em: https://www.buscopan.com.br/produtos/buscopan. Acesso em julho de 2023.