Dor na Barriga Publicado em: 25/07/2023 - Atualizado em: 11/11/2024

Barriga inchada e dura: o que pode ser e como aliviar a sensação?

Imagem do post barriga inchada e dura

A barriga inchada e dura é um desconforto abdominal comum que pode ser desencadeado por várias causas, desde as mais simples até problemas crônicos que exigem um tratamento específico para aliviar a sensação.

Como a barriga inchada abaixo do umbigo e dura é uma sensação com uma característica marcante, observar a recorrência do sintoma ajuda o médico a avaliar o sintoma, considerando quando ele aparece, a sensação causada e a intensidade dos efeitos provocados.

Quer entender o que pode ser a sensação de barriga inchada e como aliviá-la? Continue a leitura do artigo e entenda as razões que levam ao desconforto.

Boa leitura!

O que provoca barriga inchada abaixo do umbigo e dura?

As possíveis causas mais comuns da barriga inchada abaixo do umbigo e dura são a retenção de gases e o intestino preso. Porém, a sensação pode estar ligada a outras questões de saúde, como a ascite, gravidez e gastrite. A recorrência do sintoma exige mais investigação, pois há outros distúrbios gastrointestinais que provocam o sintoma.

Entenda como cada problema altera temporariamente ou de forma recorrente a circunferência abdominal:

1. Retenção de gases

A causa que provoca a barriga inchada e dura mais apontada é a retenção de gases que se formam no intestino durante a digestão dos alimentos e “escapam” para a região abdominal, provocando o empachamento da região, desconforto, dor, cólicas e flatulência1.

Leia mais: Como acabar com gases e barriga inchada? Melhor tratamento!

2. Intestino preso

Outro motivo para a barriga inchada e dura é o intestino preso (constipação intestinal) que acontece quando a musculatura do intestino grosso não tem motilidade o suficiente para evacuar o bolo fecal. Dessa forma, as fezes ficam paradas e endurecidas, pois a água é reabsorvida pelo organismo2.

Consequentemente, o momento da evacuação é doloroso e exige mais esforço, o que pode provocar lesões, como fissuras na região anal ou hemorroidas2.

3. Ascite

A ascite é uma doença que causa o acúmulo de líquido na região do abdômen, o que provoca a sensação de estufamento e distensão abdominal com o enrijecimento da barriga3.

Conhecida popularmente como “barriga d’água”, o sintoma fica aparente quando o volume de líquido é muito grande, gerando bastante desconforto3.

Uma característica específica da ascite é que o umbigo é "empurrado" para fora ou fica achatado. A doença também provoca perda de apetite e até falta de ar em casos mais graves3.

4. Gravidez

Uma causa clássica de barriga inchada e dura é a gravidez. A região abaixo do umbigo distende e fica enrijecida por causa da expansão de tamanho do útero3.

Ao perceber essa sensação, cheque se a data da menstruação já passou ou não. Caso o atraso seja superior a 15 dias, um teste de farmácia pode tirar a dúvida inicial3.

Assim, a confirmação com um exame Beta-HCG pode ser feita posteriormente com acompanhamento completo de um obstetra3.

5. Gastrite

A gastrite causa dor na barriga como se fosse cólica e barriga inchada, especificamente,

na região acima do umbigo3.

O sintoma é provocado pela sensação de estômago cheio que a doença causa por inflamar a mucosa estomacal. Além desse, outros sinais comuns da gastrite são azia, perda de apetite, náuseas e vômitos3.

Leia também: O que é bom para gastrite? 5 dicas de alimentos e hábitos.

Quais sintomas acompanham a sensação de barriga inchada?

A sensação de barriga inchada e dor nas costas, geralmente, é acompanhada de cólica e dor na parte inferior do abdômen (pé da barriga)3. Isso maximiza o desconforto provocado pelo sintoma inicial, mas é possível aliviá-lo com medicamentos e mudando hábitos na rotina alimentar.

Ao mesmo tempo que a barriga inchada e dura pode ser um sintoma momentâneo, o quadro indica uma possível complicação para casos mais graves se os seguintes sinais acompanharem a distensão:

  • dor aguda e incessante na região abdominal3;
  • aparecimento de sangue nas fezes ou vômito3;
  • dispneia (falta de ar) ou dificuldade para respirar3;
  • sangramento vaginal (se houver suspeita de gravidez)3.

O que fazer quando a barriga está inchada e dura?

Quando a barriga está inchada e dura por causa do excesso de gases, uma dica simples para aliviar o sintoma é deitar-se de barriga para cima, dobrar os joelhos na direção do peito e fazer uma pressão leve. Repita o movimento até 10 vezes para estimular a liberação dos gases4.

Outras dicas para desinchar se o sintoma estiver presente são:

Mudar os alimentos consumidos

Uma alimentação pesada e gordurosa com frequência pode prejudicar a digestão, tornando-a mais lenta. Isso é potencializado quando uma pessoa tem gastrite, por exemplo, ou dificuldade para evacuar e, consequentemente, aumento dos gases.

Uma mudança essencial é excluir alimentos embutidos e altamente processados do cardápio, como salsicha, linguiça, enlatados, entre outros. Em troca, inclua mais alimentos in natura e ricos em fibras que podem ser preparados crus, cozidos ou no vapor. Legumes, verduras e carnes magras são essenciais5.

Frutas e vegetais ricos em água — melancia, melão, laranja, morango, pepino, abobrinha, tomate, entre outros — contribuem para aliviar a sensação de barriga inchada e evitar a recorrência5.

Leia mais: 7 alimentos que estufam a barriga e pelo que substituí-los.

Incluir probióticos na rotina

Os probióticos ajudam a equilibrar a flora intestinal, evitando problemas, como a constipação que deixa a barriga inchada e dura.

Suplementos devem ser ingeridos apenas com a orientação de um nutricionista para que não haja desequilíbrio na microbiota intestinal.

Porém, algumas soluções, por exemplo, o iogurte natural, contribuem para o bom funcionamento do intestino, ajudando a manter a frequência normal de evacuação5.

Reforçar a quantidade de água ingerida

Um organismo bem hidratado consegue realizar todas as funções necessárias, aumentando a sensação de bem-estar.

Quando uma pessoa bebe pouca água, a retenção de líquido aumenta, o que provoca a barriga inchada e dura, especialmente, quando o sintoma está ligado a problemas, como gases e intestino preso.

Por isso, o ideal é consumir entre 1,5 e 2 litros de água diariamente para ter um bom metabolismo, garantir o funcionamento do intestino e evitar a retenção5.

O que é bom para barriga inchada?

As dicas acima são boas para evitar a barriga inchada e ajudam bastante quando o sintoma é pontual e não acontece com frequência. Porém, é essencial consultar um médico caso a sensação seja recorrente.

Dessa forma, o especialista diagnostica a causa do sintoma com precisão e receita

medicamentos, se necessário, além de indicar as mudanças na alimentação para evitar que os episódios de barriga distendida sejam frequentes.

A dor que aparece com frequência quando a barriga fica inchada e dura pode ser aliviada com Buscopan, versão gotas, que é um antiespasmódico eficiente para aliviar especificamente o desconforto e dor abdominal devido a cólicas e espasmos6.

Diferentemente de remédios analgésicos, o Buscopan age exclusivamente em qualquer tipo de dor e desconforto na barriga6.

Caso a dor persista e se torne frequente, o recomendado é buscar orientação médica de um gastroenterologista para investigar a fundo a causa do problema.

Agora que você sabe os motivos para ter barriga inchada e dura e como aliviar esse sintoma, continue no blog de Buscopan e confira mais conteúdos sobre causas, sintomas e tratamentos de doenças gastrointestinais.

Seja qual for sua dor na barriga, vai de Buscopan!

Sobre o autor

Buscopan

Buscopan® é uma medicação antiespasmódica que alivia especificamente desconforto e dor abdominais devido a cólicas e espasmos.

Buscopan® oferece um alívio direcionado de seus desconfortos e cólicas abdominais. Ele age onde a dor se desenvolve - no abdômen. Buscopan® funciona diretamente sobre os músculos de seus intestinos para aliviar as cólicas e espasmos que causam o desconforto. Com Buscopan®, você pode confiar que está visando o foco de seu desconforto e cólicas e aliviar o problema.

Conheça o autor

Visite também