Lançamento

Saber como aliviar a gastrite já se tornou rotina para grande parte da população brasileira. Estima-se que cerca de 80% a 90% das pessoas no país possuam a bactéria que causa gastrite e altera o bom funcionamento do sistema digestivo ⁷.
Mas, como aproximadamente 70% dos casos são assintomáticos, são poucos os pacientes que procuram médicos para iniciar o tratamento adequado ⁷.
Pelo fato de a gastrite atingir pessoas de todas as idades, é necessário aprender a cuidar bem da saúde do estômago e evitar a inflamação da mucosa gástrica. Você sabe como fazer isso?
Se ainda não sabe, leia este texto até o final e entenda de uma vez por todas o que causa gastrite, quais são seus sintomas e como diagnosticá-la e tratá-la de forma eficiente. Boa leitura!
A gastrite é caracterizada pela inflamação do revestimento (mucosa) do estômago, que tem como principal função proteger o órgão da acidez produzida no processo de digestão dos alimentos ¹,⁵.
Quando ele está inflamado, produz menos ácido e enzimas, responsáveis por quebrar o alimento para digestão, e também menos muco, encarregado de proteger o revestimento do estômago ¹.
A gastrite possui diversos tipos que variam de acordo com a gravidade da lesão da mucosa do estômago, pelo local afetado e pela natureza das células inflamadas ³.
Dessa forma, as principais formas de gastrite são:
A gastrite pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, conhecida como H. pylori. Ela infecta o revestimento do estômago e pode ser transmitida de pessoa para pessoa ou por meio de alimentos ou água contaminados, principalmente, em lugares com saneamento básico precário ¹.
Outras causas da gastrite são:
Leia também: O que é e quais são os sintomas de H. pylori?
É claro que saber diagnosticar a gastrite é essencial para seguir o tratamento mais adequado. Para ter um resultado mais assertivo e investigar a intensidade e o local da lesão, o médico, geralmente, indica a endoscopia digestiva ¹,³.
Além dela, outros exames são necessários para verificar a presença da bactéria H. pylori no estômago: de fezes e de sangue ¹,³.
Nem sempre o aparecimento de dores abdominais significa que você eseja sofrendo de gastrite. Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, por vezes, ela pode não apresentar nenhum sintoma ¹,⁵.
Entretanto, outras pessoas podem apresentar dor ou desconforto abdominal, falta de apetite, distensão no abdômen, queimação na “boca” do estômago, azia, arroto, náusea e sensação de má digestão ¹,⁵.
Em casos graves, vômito, fezes pretas e indícios de sangramento no vômito ou nas fezes também podem ser um dos sinais ¹,⁵.
Em pessoas da terceira idade, os sintomas mais comuns da gastrite são sangramento no estômago e anemia ⁵.
A boa notícia é que os casos mais graves são poucos. Logo, na maior parte das situações, a gastrite é mais leve e pode ser tratada com remédios e adaptações no estilo de vida ⁵.
Destacamos que, para saber como aliviar a gastrite, é fundamental consultar um especialista. O médico irá avaliar o seu caso e determinar o melhor tratamento, de acordo com a causa e o seu tipo de gastrite ¹,⁷.
Na maioria das vezes, utiliza-se um antiácido ou um anti-inflamatório para reduzir a quantidade de ácido no estômago e normalizar o revestimento da mucosa ¹,⁷.
Se ela for causada pelo uso excessivo de anti-inflamatórios, por exemplo, a recomendação poderá ser a suspensão dos medicamentos.
Já se a bactéria H. pylori for detectada, é necessário tomar medicamentos específicos para erradicá-la e, depois, se certificar de que ela desapareceu. Vale lembrar que, quando não tratada, a H. pylori pode desencadear sérias doenças, como câncer ou úlcera ¹.
Veja também quais hábitos de vida devem ser mudados para manter a saúde do estômago em dia e, claro, reduzir os sintomas da gastrite:
Continue aprendendo: Quem tem gastrite pode tomar leite?
As melhores frutas para aliviar os sintomas da gastrite são as que possuem baixa acidez, como abacate, caju, goiaba, mamão, banana, melancia, melão e maçã. Por isso, evite ingerir frutas cítricas como laranja, abacaxi e kiwi ⁸.
A gastrite pode ser classificada como erosiva e não erosiva, crônica ou aguda. A aguda é quando a inflamação da mucosa gástrica é repentina e intensa, sem danificá-la. Já a crônica apresenta um quadro de inflamação que pode durar anos, afetando mais significativamente a função da mucosa ³.
A gastrite erosiva, por sua vez, impacta ainda mais o revestimento do estômago, causando algum tipo de lesão, como úlcera ou sangramentos ².
Além de outros medicamentos indicados por médicos, quem tem gastrite pode tomar Buscopan® também. Isso porque, há produtos para todas as intensidades de dores e desconfortos na barriga ⁹.
Entenda melhor sobre cada um deles e como aliviar a gastrite com antiespasmódicos ⁹:
Buscopan é a única marca com portfólio completo para cada intensidade de dor na Barriga1. Além disso, todos os produtos da linha possuem o ativo específico (butilbrometo de escopolamina) para o tratamento das cólicas e dores na barriga.
Lançamento