Lançamento

Os exercícios para eliminar gases são ótimas opções para fazer quando comemos em excesso e ficamos com a sensação de estufamento na barriga. Ou então quando algum alimento nos causa um certo desconforto, gerando arrotos, azia e flatulências.
Determinadas atividades e esportes agem positivamente sobre o trato gastrointestinal, aliviando sintomas como dores e distensão abdominal, flatulência e cólica ¹.
Pode até não parecer, mas as atividades físicas alteram diretamente o funcionamento do intestino e podem ajudar a resolver distúrbios gastrointestinais. Elas agem sobre a diversidade da microbiota intestinal, estimulando a concentração de bactérias “do bem”, que são essenciais para a saúde das mucosas do estômago e do intestino ².
Se você quiser entender melhor sobre os benefícios dos exercícios para eliminar gases, quais são as posições e as atividades mais indicadas e o que fazer quando há acúmulo de gases na barriga, leia este texto até o final e aprenda!
Os gases são resultado do processo de digestão e, por isso, são comuns após as refeições. A fermentação de alimentos e bebidas, realizada por bactérias no estômago, produz gases que, geralmente, são facilmente eliminados por arrotos e flatulências ⁴.
Para ter uma ideia, as pessoas, em média, soltam gases de 13 a 21 vezes por dia ⁴. As principais causas são ⁴:
O esporte, como um todo, tem dois lados quando se trata de digestão. Dependendo da frequência realizada, o nível de flatulências também pode aumentar ¹.
Positivamente, os exercícios fortalecem o trato gastrointestinal, regularizando os distúrbios da motilidade do cólon, e também diminuem o fluxo sanguíneo do intestino ¹.
Além disso, o esporte contribui para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas em indivíduos com sintomas de doenças gastrointestinais ¹.
Isso porque a ativação do cérebro, após a realização de uma atividade, reduz a ansiedade e o estresse emocional. E esses transtornos psicológicos são uma das principais causas de alguns distúrbios gastrointestinais, como prisão de ventre ou retenção de gases ¹.
Um estudo realizado com esportistas constatou que 32% dos atletas que se queixam de problemas gastrointestinais são considerados estressados ¹.
O prejuízo se reflete ao fato de que os exercícios aeróbicos intensos e de longa duração provocam vômitos, náuseas, diarreia, perda de apetite, azia, além de acelerar os movimentos intestinais e a cólica abdominal, fatores primordiais para incitar os gases ¹.
Esse reflexo é medido em triatletas e maratonistas, pois, o mesmo estudo afirmou que 20 a 50% das pessoas que praticam esportes sofrem com algum tipo de sintoma no trato gastrointestinal ¹.
Na verdade, os problemas causados pelos exercícios intensos e prolongados são multifatoriais, e dependem de ¹:
Leia também: Descubra alimentos que podem piorar gases e dores na região da barriga
Há várias atividades e posições para soltar gases de modo mais rápido e eficiente, e reduzir o desconforto sentido na barriga. Continue a leitura e veja dicas de exercícios para eliminar gases, massagens e algumas mudanças de hábitos de vida.
Exercícios de baixa intensidade protegem o trato gastrointestinal de doenças, como o câncer de cólon e a constipação intestinal ¹.
O grande exemplo são as pessoas com distensão abdominal, aqueles que sofrem com a invasiva sensação de inchaço. Normalmente, elas deixam de se queixar de gases intestinais após a realização de algum esporte de baixa intensidade ¹.
Por isso, especialistas indicam certos exercícios para eliminar gases. Veja os mais recomendados ³:
A caminhada estimula o peristaltismo intestinal, que é o movimento responsável por transportar o bolo fecal e os gases no intestino. Portanto, andar é ótimo para potencializar o bom funcionamento do sistema digestivo e, claro, soltar gases ⁵.
Além de caminhar por 20 a 30 minutos, quando sentir que há acúmulo de gases na barriga, pode-se também pular corda ou fazer alongamentos para eliminá-los e reduzir dores e distensão do abdômen ⁵.
Outra opção para soltar gases é praticar algumas posições que estimulem sua eliminação. Veja abaixo alguns exemplos práticos e escolha a sua posição preferida ³.
Sabia que também uma maneira prática e rápida de eliminar gases é por meio de massagem abdominal? Há várias formas de fazê-la e estimular o movimento peristáltico.
Como, por exemplo, sentar-se com as costas retas e os pés apoiados no chão e massagear o abdômen da esquerda para a direita, por 30 minutos após as refeições. Se preferir, voce pode ficar na posição agachada (cócoras) para acelerar o processo ⁶.
Além dessa, conheça o passo a passo de outra massagem para soltar gases ⁵:
Por fim, quando sentir algum sintoma do acúmulo de gases, pode-se consumir alguns tipos de chás, duas ou três vezes ao dia ³,⁵:
Saiba mais: Gases na gravidez: causas, prevenção e como eliminá-los
Melhor do que aprender como eliminar os gases é evitar o seu acúmulo no sistema digestivo, não é mesmo?
Para isso, especialistas indicam diversas mudanças no estilo de vida que impactam diretamente a saúde do trato gastrointestinal. Entre elas, citamos ⁵:
Os melhores exercícios para eliminar gases são os aeróbicos de baixa intensidade, que estimulam os movimentos peristálticos. Entre eles, destacamos os exercícios abdominais, prática de yoga, caminhada por 20 a 30 minutos, pular corda ou fazer alongamento ¹,³,⁵.
Para soltar gases de forma rápida, indica-se caminhar por 20 a 30 minutos, pular corda, fazer alongamento que pressione o abdômen, realizar uma automassagem na barriga com movimentos da esquerda para direita, ou deitar com a barriga para cima e abraçar os joelhos, pressionando-os contra o abdômen ¹,³,⁵,⁶.
Uma das indicações de remédios para gases são os antiespasmódicos, que agem diretamente na musculatura do intestino, aliviando sintomas como gases, distensão abdominal, espasmos na barriga e cólica ⁷.
O Buscopan® da caixinha verde, por exemplo, é recomendado para dores leves e cólicas na região da barriga. Conheça mais sobre ele!
Há mais de 50 anos atuando contra a dor na barriga, Buscopan é o medicamento para dores na barriga mais prescrito pelos médicos1.
É especialista em dor na barriga porque possui o ativo específico que age no local das contrações, aliviando a dor.
Indicado para dores na barriga leves, Buscopan da caixinha verde, é adequado para crianças acima de 6 anos e adultos. Mais informações sobre o produto, você confere na bula de Buscopan.
Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.Lançamento