Remédios bons para cólica: descubra o que tomar para esse desconforto
Sejam menstruais, intestinais ou renais, as cólicas podem afetar significativamente o bem-estar e a qualidade de vida. Por isso, é fundamental conhecer remédios bons para cólica que ofereçam alívio rápido e eficaz.
Escolher o tratamento certo para cada um dos tipos de cólica ajuda a reduzir a dor e a evitar complicações.
Sem perder isso de vista, elaboramos este artigo para explorar os diferentes os processos fisiológicos que acarretam nesse desconforto abdominal e os principais sintomas associados.
Resumo
- Um dos tipos mais comuns de cólica são as cólicas menstruais, que se manifestam na parte inferior do abdômen e podem irradiar para as costas e coxas².
- No caso da cólica renal, o movimento dos cálculos pelo trato urinário resulta em espasmos dolorosos nos músculos da região³.
- Os cálculos biliares podem bloquear o fluxo da bile, um líquido que o fígado produz para ajudar na digestão das gorduras. A obstrução gera contrações dos músculos da vesícula biliar na tentativa de expelir as pedras, o que resulta em dor intensa¹.
- O Buscopan (Escopolamina) é um dos remédios bons para cólica menstrual, intestinal e renal, pois relaxa os músculos lisos do trato digestivo e do sistema urinário e tem ação antiespasmódica5.
- Analgésicos comuns (paracetamol e dipirona) são úteis para aliviar cólicas leves a moderadas, especialmente as menstruais e intestinais¹.
Conteúdos relacionados
- Aprenda como aliviar dor na barriga! Chega de sofrer!
- Como funciona o Buscopan® para cólica menstrual + dicas caseiras
- Remédio para dor na barriga: como aliviar o sintoma + causas
Quais são os tipos de cólica?
As cólicas são dores abdominais intensas e agudas que se caracterizam por contrações dos músculos em torno de órgãos internos, como útero, intestino e rins. Existem vários tipos de cólica, com diferentes causas e sintomas2, 3, 4.
- Cólica menstrual: a dismenorreia decorre das contrações do útero para expulsar o endométrio durante o ciclo menstrual. As prostaglandinas, substâncias inflamatórias, são responsáveis por estimular tais movimentos dolorosos.
- Cólica renal: manifesta-se, geralmente, na região lombar e resulta da presença de cálculos renais (pedras nos rins) que se movimentam no trato urinário e podem obstruir o fluxo de urina.
- Cólica intestinal: contrações anormais dos músculos intestinais, que podem resultar em dores abdominais e desconforto. As causas mais comuns incluem síndrome do intestino irritável (SII), infecções intestinais, obstruções e intolerâncias alimentares.
- Cólica biliar: ocorre quando há obstrução dos ductos biliares e se manifesta no quadrante superior direito do abdômen, com possibilidade de irradiar para o ombro direito ou para as costas.
- Cólica ovulatória: ocorre durante a ovulação, quando o ovário libera o óvulo no meio do ciclo menstrual. A dor é leve a moderada.
- Cólica neonatal: condição que afeta bebês, geralmente nas primeiras semanas até cerca de três a quatro meses de idade.
- Cólica hepática: é consequência de problemas no fígado, como inflamação ou obstrução dos ductos biliares intra-hepáticos. A dor se manifesta na região superior direita do abdômen.
Veja também: O que é cólica estomacal? O que causa? Como aliviar?
Como as cólicas se formam?
As cólicas se formam a partir de contrações involuntárias dos músculos lisos ao redor de órgãos internos, como útero, intestinos, rins e vesícula biliar. Trata-se de uma resposta a diversos estímulos ou condições, o que resulta em dor e desconforto2, 3, 4.
- Cólica menstrual: o corpo prepara o útero para uma possível gravidez, o que gera o espessamento do revestimento interno (endométrio). Quando não ocorre a fecundação, o órgão se contrai para expulsar o tecido endometrial.
- Cólica renal: o movimento das pedras renais pode obstruir os ureteres (tubos que conectam os rins à bexiga), aumentar a pressão dentro desses órgãos e provocar espasmos musculares intensos no trato urinário.
- Cólica intestinal: resulta de contrações descoordenadas ou excessivas dos músculos do intestino, o que impede o movimento adequado dos alimentos e dos gases pelo trato gastrointestinal e provoca acúmulo de pressão e dor.
- Cólica biliar: os cálculos biliares podem bloquear o fluxo da bile, um líquido que o fígado produz para ajudar na digestão das gorduras. A obstrução gera contrações dos músculos da vesícula biliar na tentativa de expelir as pedras, o que resulta em dor intensa.
- Cólica ovulatória: durante a liberação do óvulo, pode ocorrer pequeno sangramento e liberação de fluidos que irritam a parede abdominal e provocam dor.
- Cólica neonatal: acredita-se que tem relação com a imaturidade do sistema digestivo do bebê, que ainda está em processo de adaptação à digestão do leite materno.
Esses processos fisiológicos mostram como diferentes fatores podem desencadear cólicas, cada uma com suas causas e sintomas específicos2, 3, 4.
Saiba mais: Criança pode tomar Buscopan®? Como administrar o medicamento?
Remédios bons para cólica: o que tomar?
Existem diversos remédios bons para cólica que podem aliviar esse desconforto. A escolha do tipo ideal vai depender da causa da cólica e da avaliação de um profissional especialista1, 5.
- Buscopan (Escopolamina): alivia cólicas menstruais, intestinais e biliares ao relaxar os músculos lisos do trato gastrointestinal e do sistema urinário.
- Analgésicos comuns (paracetamol e dipirona): úteis para aliviar cólicas leves a moderadas, especialmente as menstruais e intestinais. São seguros para a maioria das pessoas.
- Anti-inflamatórios Não Esteroides (AINEs): eficazes no tratamento de cólicas menstruais e renais, pois reduzem a produção de prostaglandinas e diminuem as contrações musculares e a inflamação.
- Antibióticos: necessários em casos de cólicas que resultam de infecções por bactérias.
- Remédios caseiros: em casos leves, chá de camomila e compressas quentes podem relaxar o trato digestivo e proporcionar alívio.
Qual melhor medicamento para cólica?
O Buscopan, cujo princípio ativo é a escopolamina, é um dos melhores remédios para alívio de cólicas devido à sua eficácia em relaxar os músculos lisos do trato gastrointestinal e do sistema urinário5.
Sua ação antiespasmódica torna-o uma escolha confiável e segura para quem busca um tratamento eficiente para as dores intensas e desconfortáveis associadas às cólicas5.
Qual Buscopan tomar para cólica?
Contra as cólicas, o Buscopan Duo é uma excelente opção, pois combina dois princípios ativos: a escopolamina (antiespasmódico) e o paracetamol (analgésico)5.
Essa combinação oferece duplo benefício, pois minimiza tanto a dor quanto as contrações musculares que provocam as cólicas5.
O Buscopan Duo encontra-se disponível em comprimidos revestidos com 10 mg de escopolamina e 500 mg de paracetamol5.
No entanto, vale lembrar a importância de administrar qualquer medicamento conforme indicação médica e instruções presentes na bula. Assim, garante-se sua segurança e eficácia5.
Buscoduo. butilbrometo de escopolamina e paracetamol. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas, dores e desconforto na barriga. MS 1.7817.0889. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Agosto/2024.
ONDE COMPRAR
Com ação dupla: analgésica e antiespasmódica, o Buscoduo da caixinha laranja, é indicado para cólicas e dores na barriga de intensidade moderada.
Sua fórmula contém Butilbrometo de escopolamina 10mg e paracetamol 500mg, por isso proporciona alívio rápido e prolongado! Saiba mais sobre Buscoduo!
Buscoduo. butilbrometo de escopolamina e paracetamol. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas, dores e desconforto na barriga. MS 1.7817.0889. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.Referências Consultadas:
- 1. Bula do Produto Buscoduo
Sobre o autor
Buscopan
Buscopan® é uma medicação antiespasmódica que alivia especificamente desconforto e dor abdominais devido a cólicas e espasmos.
Buscopan® oferece um alívio direcionado de seus desconfortos e cólicas abdominais. Ele age onde a dor se desenvolve - no abdômen. Buscopan® funciona diretamente sobre os músculos de seus intestinos para aliviar as cólicas e espasmos que causam o desconforto. Com Buscopan®, você pode confiar que está visando o foco de seu desconforto e cólicas e aliviar o problema.
5. Bula do produto Buscoduo®