Lançamento

Sentir aquela dor aguda e persistente na região abdominal pode ser uma experiência uma experiência de extremo desconforto. Felizmente, existem diferentes tipos de remédio para cólica, tanto caseiros quanto os fármacos comercializados em farmácias e drogarias¹.
Este artigo tem como objetivo esclarecer as principais causas da cólica abdominal, ajudando você a entender melhor o que pode estar por trás dessas dores.
Continue a leitura e confira também diversas opções de tratamento, incluindo medicamentos indicados para cólica e remédios caseiros.
Diversos fatores podem causar cólicas abdominais. Destacamos os principais1, 2.
Distúrbios no sistema digestivo podem provocar cólicas abdominais. Alguns exemplos incluem1, 2:
A gastroenterite (infecção viral ou bacteriana que afeta o estômago e intestinos) e a infecção por H. pylori (bactéria que pode causar úlceras no estômago e intestinos) são as principais infecções que podem causar cólicas abdominais1, 2.
Reações adversas a certos alimentos podem causar cólicas. Por exemplo, intolerantes à lactose são incapazes de digerir este açúcar encontrado no leite e produtos lácteos, resultando em dor e inchaço abdominal1, 2.
Ainda, pessoas com doença celíaca têm uma reação autoimune ao glúten, que danifica o intestino delgado e causa dor abdominal1, 2.
Problemas ginecológicos frequentemente estão associados a dores abdominais, como a dismenorreia (cólica menstrual) e a endometriose (condição em que o tecido que reveste o útero cresce fora deste órgão e causa dor severa e crônica)1, 2.
Há também quadros que afetam o trato urinário e que podem gerar cólicas, como infecções urinárias e cálculos renais1, 2.
O acúmulo de fezes no intestino grosso (constipação) pode causar dor e desconforto, assim como o excesso de gases1,2.
Saiba mais: Dor no abdômen: veja 11 possíveis causas e o que fazer
Existem diferentes opções de remédio para cólica que podem trazer alívio a esse desconforto. Confira alguns exemplos eficazes.
O chá de camomila é amplamente utilizado como um remédio para cólica. Essa alternativa caseira tem propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e sedativas, que ajudam a relaxar os músculos do trato gastrointestinal e a reduzir a dor³.
Aplicar uma bolsa de água quente no abdômen é uma prática comum para aliviar cólicas. O calor ajuda a relaxar os músculos, aumenta o fluxo sanguíneo na região abdominal e minimizar a dor e o desconforto4.
O gengibre é um ótimo remédio caseiro para aliviar cólica devido às suas propriedades anti-inflamatórias e digestivas. Essa raiz pode ser consumida em forma de chá ou adicionada a refeições5.
A hortelã-pimenta contém mentol, que tem efeitos antiespasmódicos e ajuda a relaxar os músculos do trato gastrointestinal. O chá é preparado com folhas frescas ou secas. Basta adicionar uma colher de sopa de folhas de hortelã-pimenta a uma xícara de água fervente, deixar em infusão por 10 minutos, coar e beber6.
Beber um copo de água morna com suco de limão pode estimular a digestão e aliviar cólicas. O ácido cítrico presente nessa fruta melhora a acidez estomacal e facilita a digestão7.
O vinagre de maçã sem álcool é um dos remédios caseiros mais indicados para aliviar cólica, especialmente aquelas causadas por indigestão8.
Acrescente uma colher de sopa de vinagre em um copo de água morna e beba antes das refeições para prevenir cólicas8.
O bicarbonato de sódio neutraliza o ácido estomacal e alivia a dor causada por indigestão e gases9.
No entanto, esse remédio para cólica deve ser usado com moderação, pois o uso excessivo pode desequilibrar os eletrolíticos9.
Vale ressaltar que essas opções caseiras de remédio para cólica não devem substituir a consulta a um especialista. Caberá a esse profissional avaliar as possíveis causas subjacentes e definir a abordagem terapêutica mais adequada para as suas cólicas9.
Além das opções caseiras, existem os medicamentos indicados para cólica, aqueles que são vendidos em farmácias e drogarias10.
Analgésicos (como paracetamol e dipirona) e anti-inflamatórios atuam no alívio da dor e no combate a eventuais inflamações que provocam cólicas abdominais.
O ibuprofeno, por exemplo, é um anti-inflamatório muito eficaz no alívio da dismenorreia10.
A simeticona é frequentemente usada para aliviar desconfortos abdominais causados por gases, que podem resultar em cólicas. Esse medicamento enfraquece a tensão superficial das bolhas de gás e facilita a sua eliminação do trato gastrointestinal11.
Os probióticos favorecem o equilíbrio da flora intestinal, melhoram a digestão e reduzem o desconforto abdominal - especialmente em casos de síndrome do intestino irritável (SII) e outras desordens digestivas12.
O Omeprazol é um exemplo de medicamento que dificulta a produção de ácido estomacal. Trata-se de um inibidor da bomba de prótons, muito eficaz no combate ao refluxo gastroesofágico (DRGE)9.
Se as cólicas abdominais forem causadas por infecções bacterianas, o médico pode receitar antibióticos para tratar a infecção subjacente13.
Para cólicas causadas por constipação, os laxantes podem aliviar o desconforto e facilitar a evacuação por meio do aumento da quantidade de água nas fezes ou pelo estímulo dos movimentos intestinais14.
Lembre-se de sempre consultar um médico de sua confiança antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso, especialmente se os sintomas persistirem ou se agravarem14.
Sim, o Buscopan serve para cólica. Esse antiespasmódico é eficaz para desconfortos intestinais, menstruais e espasmos do trato urinário. É possível encontrá-lo em várias formas, como comprimidos e gotas15.
O Buscopan Composto (da caixinha roxa), por exemplo, combina escopolamina (butilbrometo de hioscina) com dipirona e é um medicamento frequentemente utilizado para aliviar as dores abdominais e os espasmos intestinais associados à gastroenterite15.
A escopolamina atua como um antiespasmódico, relaxa os músculos lisos do trato gastrointestinal e, assim, reduz os espasmos dolorosos15.
A dipirona, por sua vez, possui propriedades analgésicas e antipiréticas, ajuda a aliviar a dor e reduz a febre que pode acompanhar infecções intestinais e outras condições que causam cólicas15.
No entanto, é importante usar as opções da família Buscopan conforme as orientações médicas15.
A caixa de Buscopan custa em torno de R$ 20,00 em farmácias e drogarias, tanto físicas quanto on-line. Para comprar, visite sua farmácia local e verifique se o medicamento está disponível.
Não deixe de consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento15.
Buscopan composto. butilbrometo de escopolamina e dipirona. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais. MS 1.7817.0891. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Junho/2024.
Buscopan é a única marca com portfólio completo para cada intensidade de dor na Barriga1. Além disso, todos os produtos da linha possuem o ativo específico (butilbrometo de escopolamina) para o tratamento das cólicas e dores na barriga.
6. MCKAY, D. L.; BLUMBERG, J. B . A review of the bioactivity and potential health benefits of peppermint tea (Mentha piperita L.). Phytother Res. 20. 8; 619-33, 2006.
7. OLIVEIRA, L, Claudia; MENDES, A, Jaqueline; FERREIRA, R, O, S, Paula. Aspectos nutricionais e curativos do limão. Revista Conexão Eletrônica - Ciências biomédicas e ciências da saúde. Vol. 16. 1.ed; 2019.
8. YEH, Zoe. Is Apple Cider Vinegar Effective for Reducing Heartburn Symptoms Related to Gastroesophageal Reflux Disease?. Tese de mestrado, 2016. Arizona State University.
9. HIGUERA-DE-LA-TIJERA, Fatima. Efficacy of omeprazole/sodium bicarbonate treatment in gastroesophageal reflux disease: a systematic review. Medwave. 18. 2; e7179, 2018.
10. Vanuytsel T, Tack JF, Boeckxstaens GE. Treatment of abdominal pain in irritable bowel syndrome. Journal of Gastroenterology. 2014 May 21;49(8):1193–205. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00535-014-0966-7. Acesso em: 24 jun. 2024.
11. MOOLLA, Moolla; et al. Simethicone decreases bloating and improves bowel preparation effectiveness: a systematic review and meta-analysis. Surg Endosc. 33. 12; 3899-3909, 2019.
12. TSCHIESCHE Jenny. Gut Health and Probiotics. 1º. Yorkshire, United Kingdom: White owl, 2018.
13. Nitzan O. Role of antibiotics for treatment of inflammatory bowel disease. World Journal of Gastroenterology [Internet]. 2016;22(3):1078. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4716021/. Acesso em: 24 jun. 2024.
Lançamento