Lançamento

Apesar de não se manifestarem em 80% dos casos, quando os sintomas aparecem, a dor é muito intensa, levando indivíduo a buscar por ajuda hospitalar².
Entenda melhor o que causa o cálculo biliar, seus sintomas, como prevenir e o que fazer para aliviá-los.
Cálculos biliares são depósitos endurecidos de fluidos digestivos que se formam dentro da vesícula biliar³. É possível desenvolver tanto somente um cálculo biliar dentro da vesícula quanto muitos cálculos biliares ao mesmo tempo4.
A vesícula é um órgão pequeno, que possui o formato de uma pera, localizado no lado direito do abdômen, bem abaixo do fígado. Ela contém um líquido digestivo chamados bílis que é liberado para o intestino delgado4.
O fígado pode expelir colesterol que é transportado com a bile para a vesícula biliar. No entanto, se houver um excesso de colesterol expelido, ele pode formar partículas sólidas que se acumulam na vesícular².
Existem alguns fatores de risco para a formação de cálculos biliares, são eles²:
Dá mesma forma que a ingestão de alguns alimentos pode facilitar a ocorrência de cálculos biliares, outros ajudam a prevenir, como¹:
Evitar o consumo de gorduras hidrogenadas e sal também é uma ótima maneira de prevenir¹.
Existem dois tipos de cálculos biliares:
Cálculos biliares de colesterol: Esse é o tipo de cálculo biliar mais frequente. Como mencionado, ele é composto principalmente de fluidos endurecidos de colesterol. Quando expelido, é possível visualizar sua cor amarela4.
Cálculos biliares de pigmento: Este cálculo possui a cor marrom escura e é formado quando a bílis contém muita bilirrubina4. Esse tipo é mais comum em pessoas com doença hepática alcoólica, mais velhas ou que tenham anemia hemolítica².
Em torno de 80% das pessoas que desenvolvem cálculos biliares não apresentam sintomas ou passam anos sem tê-los².
No entanto, quando há manifestação de sintomas, o principal deles é uma dor muito forte na parte superior do abdômen, geralmente no flanco direito, embaixo das costelas².
Essa dor pode aumenta de 15 minutos a uma hora e permanece estável por até 12 horas. Normalmente ela é tão intensa que leva o indivíduo a procurar um pronto atendimento².
Outros sintomas são4:
Os principais sinais que indicam que um médico deve ser procurado são:
Nestes casos, um médico deverá ser consultado para verificar a necessidade de uma cirurgia para dissolver o cálculo biliar ou para remover a própria vesícula4.
Abaixo, listamos algumas ações que podem ajudar a aliviar as dores de cálculo biliar e até mesmo a preveni-lo:
Normalmente, a dor causada pelos cálculos biliares é intensa, por isso, o ideal é tomar um medicamento que tenha ação antiespasmódica e analgésica.
O medicamento perfeito é o Buscopan Composto. Por conter dipirona em sua composição, Buscopan Composto possui um forte efeito analgésico, além de sua ação antiespasmódica garantida pelo butilbrometo de escopolamina, ativo específico que alivia as contrações na barriga.
Para identificá-lo, é só buscar pelo Buscopan da caixinha roxa. Entenda melhor o funcionamento de Buscopan Composto.
ENCONTRE ALÍVIO NO BUSCOPAN COMPOSTO!
Líder e top of mind em cólicas e dores na barriga1, a família Buscopan lançou o Buscopan Composto pensando nas pessoas que sofrem com dores intensas na barriga.
Por conter Dipirona em sua composição, Buscopan Composto possui um forte efeito analgésico, além de sua ação antiespasmódica garantida pelo Butilbrometo de escopolamina, ativo específico que alivia as contrações na barriga.
Para identificá-lo, é só buscar pelo Buscopan da caixinha roxa. Entenda melhor o funcionamento de Buscopan Composto.
Buscopan composto. butilbrometo de escopolamina e dipirona. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais. MS 1.7817.0891. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.
Referências Consultadas:
Lançamento