Cólicas Publicado em: 17/10/2022

Como evitar cólicas no bebê? 5 dicas que podem ajudar os pequenos

Imagem do post como evitar cólica no bebê

O chorinho sofrido dos recém-nascidos deixa os pais de cabelo em pé e não é incomum ouvir que, provavelmente, ele está sentindo cólica. E tudo o que vem à cabeça nessas horas é aprender como evitar cólicas no bebê e também o que fazer para aliviá-las.

A cólica afeta aproximadamente de 10% a 40% das crianças em todo o mundo e atinge o pico de incidência por volta das seis primeiras semanas de vida. Em geral, o sintoma desaparece depois de três a seis meses1.

A causa da cólica em crianças não é conhecida, então, o apoio e a segurança dos pais são componentes-chave para o tratamento no dia a dia, ajudando a aliviar o desconforto quando ele acontecer.

Se você também tem dúvidas sobre como evitar cólicas no bebê, continue lendo este artigo e entenda melhor sobre o tema e aprenda dicas úteis.

Boa leitura!

Como identificar cólica no bebê recém-nascido?

A cólica no bebê recém-nascido pode ser identificada se ele tiver menos de três meses de vida e chorar por mais de três horas por dia, mais de três dias por semana e por mais de três semanas seguidas2.

Uma a cada seis famílias com crianças com sintomas de cólicas consultam um profissional de saúde em busca de orientações para o problema.

A principal preocupação é em relação a quanto tempo dura a cólica no bebê. Em geral, depois dos primeiros três ou quatro meses de vida (podendo se estender até os seis meses), as cólicas desaparecem3.

Então, se o sintoma não for prolongado e não causar outros sintomas que indiquem um quadro mais grave, é normal os recém-nascidos sentirem cólicas e chorarem por conta disso.

Acalmá-lo e seguir dicas de como evitar cólicas no bebê contribuem para ter uma rotina mais tranquila.

Por que dá cólica no bebê?

Antes de falarmos das dicas, é importante destacar que o motivo de os bebês terem cólicas não é algo totalmente compreendido pelos médicos, apesar de existirem algumas hipóteses.

Uma das hipóteses já estudadas sugere que a cólica surge devido a uma anormalidade na motilidade gastrointestinal e por causa da dor em vias sensibilizadas das vísceras intestinais2.

Outra hipótese considera quantidades inadequadas de lactobacilos e quantidades maiores de bactérias coliformes na microbiota intestinal que influenciam a função motora intestinal e a produção de gases, o que posteriormente contribui para o surgimento das cólicas nos bebês2.

Como evitar cólicas no bebê? 5 dicas

Agora que já entendemos melhor o quadro, vamos às dicas que podem ajudar a evitar cólicas no bebê.

1. Evite a ingestão de ar

O momento de amamentar o bebê, tanto no peito quanto na mamadeira, é fundamental para evitar cólicas. Isso porque se ele ingerir muito ar, as chances de ter um desconforto abdominal é maior.

Se o bebê mama no peito, execute a pega correta. A boca do bebê deve estar na aréola e não no bico e ao sugar deve fazer o formato de peixinho para que ele consiga mamar.

Já se a criança se alimenta com a mamadeira, mantenha-a na posição vertical4. Lembrando que é muito importante colocar o bebê para arrotar após a amamentação. Mantenha o bebê em pé e aguarde entre 10 e 15 minutos até ouvi-lo arrotar.

2. Faça mudanças na dieta

Essa dica para evitar cólicas no bebê envolve tanto a mãe quanto a criança.

No caso dos bebês, com a orientação e acompanhamento do pediatra, pode ser feita a mudança da fórmula infantil utilizada. Geralmente, é feito um teste de uma semana com uma opção que tenha proteínas em tamanho menor, o que facilita a digestão.

Já para a mães que amamentam, alguns alimentos que causam cólicas no bebê recém-nascido podem ser evitados como:

  • laticínios4;
  • ovos4;
  • nozes4;
  • trigo4;
  • repolho4;
  • cebola4;
  • bebidas que contenham cafeína4.

Quando o bebê tem uma alergia alimentar, provavelmente existirão outros sintomas além das cólicas como irritações na pele, chiado no peito, vômito ou diarreia4. Dessa forma, o tratamento será mais específico.

3. Execute manobras de alívio para o bebê

Além de evitar, outra dica para aliviar cólicas no bebê é fazer manobras como massagem na barriga com movimentos circulares e flexionar as perninhas na direção do abdômen para aliviar os gases, depois de arrotar.

Outra dica é fazer compressas com panos mornos para que o bebê relaxe ou colocá-lo em contato direto com a barriga do pai ou da mãe para manter o relaxamento.

4. Inclua o uso de chás

Outra dica para evitar cólicas no bebê é utilizar algumas ervas que contribuem para melhorar a digestão e diminuem o desconforto da cólica ao fazer chás. Algumas recomendações são:

  • hortelã-pimenta1;
  • erva-doce1;
  • camomila1;
  • verbena1;
  • erva-cidreira1;
  • alcaçuz1.

5. Dê os medicamentos prescritos

Além de alternativas naturais para evitar cólicas no bebê, também podem ser utilizados medicamentos para alívio da dor, desde que prescritos pelo pediatra.

Alguns tipos de medicamentos prescritos são simeticona, antiespasmódicos e suplementos com probióticos2.

Este último inclui opções conhecidas como o Buscopan Gotas, que pode ser usado por bebês a partir do primeiro mês de vida, além de crianças e adultos5.

O butilbrometo de escopolamina da fórmula promove alívio rápido e prolongado de dores, cólicas e desconforto abdominal.

É importante destacar que não se deve administrar Buscopan® e outros medicamentos de forma contínua ou por períodos prolongados sem que a causa seja investigada. O pediatra tem um papel muito importante no tratamento da cólica em bebês, então procure orientação sempre.

Bebê com dor na barriga? Vai de Buscopan Gotas

ONDE COMPRAR

O Buscopan gotas é adequado para bebês a partir do primeiro mês de vida, além de poder ser usado por crianças e adultos1. Essa versão de Buscopan, assim como todas as outras, possui Butilbrometo de escopolamina, ativo que alivia as dores na barriga.

A dose de Buscopan é baseada no peso corpóreo para crianças de até 6 anos. Por exemplo, crianças de 1 a 6 anos: 0,3mg/kg/dose a 0,5mg/kg/dose, repetidas 3 vezes ao dia. Para facilitar o cálculo de quantas gotas dar para o seu bebê, utilize nossa calculadora de dosagem.

A bula do produto você pode consultar clicando aqui.

Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.
Referências Consultadas:
  1. 1. Bula do Produto Buscopan Gotas

Sobre o autor

Buscopan

Buscopan® é uma medicação antiespasmódica que alivia especificamente desconforto e dor abdominais devido a cólicas e espasmos.

Buscopan® oferece um alívio direcionado de seus desconfortos e cólicas abdominais. Ele age onde a dor se desenvolve - no abdômen. Buscopan® funciona diretamente sobre os músculos de seus intestinos para aliviar as cólicas e espasmos que causam o desconforto. Com Buscopan®, você pode confiar que está visando o foco de seu desconforto e cólicas e aliviar o problema.

Conheça o autor