Cólica na gravidez é normal? Saiba por que acontece
A gestação é uma fase delicada e qualquer sintoma diferente causa uma certa apreensão. Por isso, muitas mulheres têm dúvidas se a cólica na gravidez é normal.
E a resposta é sim, a cólica pode acontecer em todos os trimestres da gestação, mas não é sempre que é motivo para preocupação.
Porém, se houver sintomas agravantes, como cólicas fortes, é fundamental procurar atendimento médico rápido.
Para evitar tomar mitos como verdade, explicamos quando a cólica na gravidez é normal, quando não é e o que é bom para aliviar o sintoma. Continue lendo para entender.
Quando a cólica na gravidez é normal?
Primeiro, vamos começar pelos momentos e ocorrências em que a cólica na gravidez é normal. Confira!
Nidação
A nidação é o momento da gravidez em que o embrião se fixa no útero, o que acontece entre o 6º e o 12º dia após a fecundação. Como acontece bem no comecinho, é um tipo de cólica normal, mas que pode passar sem ser percebida.
Um sinal que acontece em conjunto com a cólica é um sangramento pequeno de cor rosada, comumente confundido com a menstruação.
A dor nesse período não é forte e em dois dias o sintoma melhora. Então, o recomendado é fazer um leve repouso para relaxar.
Gases
O excesso de gases também pode causar cólica na gravidez. Porém é bastante desconfortável, ficando em uma área pontual ou espalhando por toda a barriga, costas e peito.
O motivo para o aumento dos gases é devido ao aumento da progesterona1. O hormônio faz com que os músculos intestinais relaxem, o que aumenta o tempo que a comida gasta para passar pelos intestinos. Como o alimento fica por mais tempo no cólon, ele favorece o desenvolvimento dos gases.
À medida que a gravidez avança, o aumento do útero também faz uma pressão extra sobre os órgãos, o que retarda ainda mais a digestão e faz com que o gás se acumule. Para evitar o desconforto da cólica, o recomendado é:
- comer em pequenas porções;
- Ingerir fibras na alimentação diária;
- beber bastante água;
- fazer exercícios para auxiliar na digestão;
- evitar alimentos que contribuam para a formação de gases.
Dor no ligamento redondo
Outro momento em que a cólica na gravidez é normal é a dor no ligamento redondo, que são duas estruturas que vão do útero até a virilha.
Como estão na parte inferior do abdômen, esses ligamentos se alargam e ficam mais estreitos durante a gravidez para acomodar o crescimento do útero e sustentar a barriga1.
Por isso, é uma cólica normal, que causa dor aguda ou persistente no abdômen, quadris ou virilha. Mudar de posição, espirrar ou tossir pode desencadear a dor no ligamento redondo. Esse quadro é mais comum na última metade da gravidez.
Evitar longos períodos sentada ou deitada e praticar exercícios de fortalecimento muscular e de alongamento (com orientação, claro), ajuda a passar pela gravidez com mais conforto e sem tantas cólicas.
Constipação
O temido intestino preso (constipação) é uma dificuldade pela qual muitas mulheres passam na gravidez. Esse quadro fica mais severo no terceiro trimestre (28ª a 41ª semana de gestação).
Apesar de ser uma cólica na gravidez que é normal, a dor pode ser intensa e agravada:
- pela ação dos hormônios que oscilam bastante1;
- por uma dieta com poucos líquidos ou fibras1;
- pela falta de exercícios físicos1;
- por pílulas para suplementação de ferro ou para controlar a ansiedade1.
A sensação da cólica de constipação é de uma dor aguda com pontadas que acontecem de repente e de forma intensa. Para evitá-la, é recomendado aumentar a ingestão de fibras na dieta e beber de 8 a 10 copos de água por dia1.
Cólicas de Braxton-Hicks ou de treinamento
As cólicas de Braxton-Hicks, também chamadas de cólicas de treinamento, ocorrem porque os músculos do útero se contraem por até dois minutos1, causando a sensação de contração, mas que ainda não são do trabalho de parto.
Por isso, são chamadas de contrações de treinamento e são comuns de acontecer no terceiro trimestre da gravidez.
Quando as contrações ficam progressivamente mais dolorosas, frequentes e ritmadas com o passar das horas, aí sim são as contrações do parto.
Quando a cólica na gravidez não é normal?
A cólica na gravidez não é normal quando é acompanhada por qualquer um dos seguintes sintomas agravantes:
- febre ou calafrios1;
- sangramento vaginal1;
- corrimento vaginal1;
- contrações repetitivas1;
- náusea ou vômito1;
- tontura1;
- dor ou ardência durante ou após fazer xixi1.
O que é bom para cólica na gravidez?
A cólica constante na gravidez pode ser aliviada com mudanças na alimentação, exercícios físicos e medicamentos, quando necessário.
O Buscopan® é um exemplo de remédio que pode ser usado para auxiliar no alívio rápido e prolongado dos sintomas de cólicas gastrintestinais (estômago e intestinos), cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários2.
O início da ação do butilbrometo de escopolamina, o ativo principal da fórmula, no aparelho digestivo ocorre de forma rápida e prolongada depois do comprimido ser ingerido2.
Todas as adaptações alimentares e nas atividades físicas, assim como os remédios que podem ser tomados, devem ser prescritos e ter o uso orientado pelo médico obstetra.
Não deixe de comunicar qualquer tipo de desconforto e tente reparar em algo da rotina que possa ter causado a cólica como algum alimento, por exemplo. Assim, a orientação será mais precisa e segura.
Buscopan não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.
ONDE COMPRAR
O Buscopan gotas é adequado para bebês a partir do primeiro mês de vida, além de poder ser usado por crianças e adultos1. Essa versão de Buscopan, assim como todas as outras, possui Butilbrometo de escopolamina, ativo que alivia as dores na barriga.
A dose de Buscopan é baseada no peso corpóreo para crianças de até 6 anos. Por exemplo, crianças de 1 a 6 anos: 0,3mg/kg/dose a 0,5mg/kg/dose, repetidas 3 vezes ao dia. Para facilitar o cálculo de quantas gotas dar para o seu bebê, utilize nossa calculadora de dosagem.
A bula do produto você pode consultar clicando aqui.
Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.Referências Consultadas:
- 1. Bula do Produto Buscopan Gotas
Sobre o autor
Buscopan
Buscopan® é uma medicação antiespasmódica que alivia especificamente desconforto e dor abdominais devido a cólicas e espasmos.
Buscopan® oferece um alívio direcionado de seus desconfortos e cólicas abdominais. Ele age onde a dor se desenvolve - no abdômen. Buscopan® funciona diretamente sobre os músculos de seus intestinos para aliviar as cólicas e espasmos que causam o desconforto. Com Buscopan®, você pode confiar que está visando o foco de seu desconforto e cólicas e aliviar o problema.