Alívio

Aprenda como aliviar dor na barriga! Chega de sofrer!

Buscopan Publicado em: 22/08/2022 - Atualizado em: 11/02/2025
Imagem do post Como aliviar dor na barriga

Saber como aliviar dor na barriga é bastante útil tanto em situações mais simples, como má digestão e excesso de gases, quanto em doenças mais complexas que acometem órgãos como estômago, fígado, intestino, vesícula, bexiga, útero e ovários¹.

Confira neste artigo dicas eficazes para combater esse mal-estar e onde comprar Buscopan.

Resumo

  • A dor na barriga pode indicar problemas, como gases, má digestão, cólicas menstruais, constipação ou infecções intestinais. Também pode resultar de condições mais graves, como apendicite, gastrite, úlcera ou cálculo biliar. A localização e a intensidade ajudam a identificar a causa.
  • As principais dicas de como aliviar dor na barriga são se manter hidratado, consumir chás calmantes, como camomila ou erva-doce, e fazer refeições leves. Analgésicos, como paracetamol, e antiespasmódicos ajudam a controlar desconfortos mais intensos. Repouse e evite alimentos pesados ou irritantes. Procure um médico se a dor persistir.
  • Buscopan, com o princípio ativo butilbrometo de escopolamina, alivia dores na barriga, cólicas intestinais ou menstruais. O medicamento relaxa os músculos do trato digestivo e reduz espasmos. É uma opção eficaz para desconfortos abdominais.

Conteúdos relacionados

O que pode ser dor na barriga?

Antes de descobrir como aliviar dor na barriga, é preciso entender o que pode ser esse incômodo.

A dor na barriga pode ter relação com diferentes problemas. Sua localização é um bom indício do que pode ser¹.

  • Dor na parte superior do lado esquerdo do abdômen: gastrite, úlcera gástrica ou excesso de gases.
  • Dor na parte superior da região central do abdômen: refluxo gastroesofágico, má digestão, gastrite, úlcera gástrica ou inflamação da vesícula.
  • Dor na parte superior do lado direito do abdômen: inflamação ou pedra na vesícula, doenças no fígado.
  • Dor do lado esquerdo do abdômen: gastrite, inflamação do intestino, excesso de gases ou cisto no ovário esquerdo.
  • Dor do lado direito do abdômen: doença de Crohn (inflamação crônica que afeta o sistema digestivo), inflamação do intestino, excesso de gases, vesícula inflamada ou cisto no ovário direito.
  • Dor na área do umbigo: úlcera gástrica, inflamação do pâncreas, gastroenterite, início de apendicite ou hérnia umbilical.
  • Dor na parte inferior do lado esquerdo do abdômen: inflamação do intestino, excesso de gases, hérnia inguinal ou cisto no ovário esquerdo.
  • Dor na parte inferior do lado direito do abdômen: excesso de gases, apendicite, doença de Crohn, inflamação do intestino ou cisto no ovário direito.
  • Dor na região pélvica: inflamação do intestino, cólon irritável, inflamação da bexiga, infecção urinária, problemas na próstata, gravidez ectópica (fora do útero, geralmente em uma das tubas), endometriose ou mioma.

Outros fatores a se considerar

Somente com a localização da dor não é suficiente para ter um diagnóstico exato do problema e definir como aliviar dor na barriga. Os médicos levam em consideração outros fatores, como¹:

  • intensidade;
  • tipo de dor (cólica, pontada ou aperto);
  • irradiação (se a dor se desloca para outras regiões do corpo);
  • periodicidade;
  • duração;
  • fatores que melhoram ou pioram a dor;
  • interferência no dia a dia ou no sono;
  • se houve consumo de bebida alcoólica, de condimentos ou gorduras antes do início da dor;
  • ciclo menstrual;
  • uso de medicamentos.

Como a dor na barriga se manifesta?

A dor na barriga pode ter diferentes formas de manifestação. É possível surgir como uma cólica intermitente ou com uma sensação dolorosa contínua, que provoca desde leves desconfortos até dores agudas insuportáveis¹.

Às vezes, a dor piora após comer, executar certos movimentos, carregar peso ou até mesmo ao ficar em determinada posição¹.

A dor abdominal pode se manifestar na companhia de outros sintomas, como náusea, vômito, diarreia e febre. Nestes casos, consulte um médico imediatamente¹.

Como aliviar dor na barriga com posições específicas?

Uma das dicas de como aliviar dor na barriga é adotar posições específicas. Por exemplo, deitar de barriga para cima e colocar as pernas para o alto costuma ajudar, principalmente se a dor resultar de gases, já que essa posição favorece a eliminação dos flatos¹.

Outra posição é deitar e dobrar os joelhos em cima da barriga. Essa compressão ajuda a aliviar a cólica¹.

Você também pode sentar e se curvar em cima das suas pernas. A posição fetal é outra opção que comprime a barriga e alivia a dor¹.

Como aliviar dor na barriga? Dicas

Afinal, o que fazer para aliviar a dor na barriga? Confira agora!

1) Alimente-se de forma saudável

Ter uma alimentação saudável, rica em fibras, é fundamental para um bom funcionamento do intestino e, consequentemente, ajuda a evitar dores na barriga². Dê preferência a alimentos leves, de fácil digestão e menos gordurosos².

2) Capriche na hidratação

Mantenha-se hidratado. O consumo de 2 a 3 litros de água por dia (no mínimo) ajuda as fibras a formarem um “gel” que facilita o tráfego intestinal e alivia a dor na barriga².

3) Faça massagem na barriga

Fazer uma massagem na barriga com movimentos circulares no sentido do trânsito intestinal (do lado direito para o esquerdo) é uma das melhores maneiras para aliviar rapidamente a dor abdominal².

4) Aplique compressas mornas

As compressas mornas são extremamente eficazes para quem quer saber como aliviar dor na barriga. Colocar uma bolsa térmica ou uma toalha aquecida no abdômen promove o relaxamento da musculatura².

Evite manter a compressa diretamente em contato com a pele ou deixá-la no abdômen por um longo período².

Qual o melhor medicamento para dor na barriga?

Os medicamentos mais indicados para dor na barriga são os antiespasmódicos e os analgésicos³.

Buscopan é a marca com portfólio completo para cada intensidade de dor na barriga. Todos os produtos da linha têm o ativo específico (butilbrometo de escopolamina) para o tratamento das cólicas e dores na barriga³.

  • Buscopan: versão tradicional da caixinha verde, traz alívio rápido e prolongado e serve para cólicas e dores na barriga leves. Saiba mais sobre Buscopan!
  • Buscopan Gotas: apresenta a mesma fórmula do Buscopan, mas na versão gotas. Conheça o Buscopan Gotas para cuidar da cólica do seu bebê!
  • Buscoduo: além do butilbrometo de escopolamina, essa versão da caixinha laranja contém paracetamol, o que alivia cólicas e dores na barriga moderadas. Veja mais informações sobre o Buscoduo!
  • Buscopan Composto: o princípio ativo do Buscopan da caixinha roxa é uma combinação de butilbrometo de escopolamina com Dipirona, ideal para combater dores intensas na barriga. Entenda o funcionamento de Buscopan Composto.

Buscopan posologia

Agora que você já sabe qual o melhor medicamento para dor na barriga, entenda a posologia.

  • Adultos e adolescentes acima de 12 anos: recomenda-se a dose de 1 a 2 comprimidos, administrados até 4 vezes ao dia, conforme a necessidade. A dosagem máxima é de 8 comprimidos diários.
  • Solução oral (gotas): se optar pela forma líquida, a dose para adultos e adolescentes é de 2 a 4 mL (40 a 80 gotas), até 4 vezes ao dia.

Onde comprar Buscopan?

O Buscopan está disponível em todas as principais redes de farmácias e drogarias de todo o Brasil. Você pode adquiri-lo em estabelecimentos físicos ou on-line.

Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. Buscoduo. butilbrometo de escopolamina e paracetamol. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas, dores e desconforto na barriga. MS 1.7817.0889. Buscopan composto. bultibrometo de escopolamina e dipirona. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais. MS 1.7817.0891. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Janeiro/2025.

Bebê com dor na barriga? Vai de Buscopan Gotas

ONDE COMPRAR

Há mais de 50 anos atuando contra a dor na barriga, Buscopan é o medicamento para dores na barriga mais prescrito pelos médicos1.

É especialista em dor na barriga porque possui o ativo específico que age no local das contrações, aliviando a dor.

Indicado para dores na barriga leves, Buscopan da caixinha verde, é adequado para crianças acima de 6 anos e adultos. Mais informações sobre o produto, você confere na bula de Buscopan.

Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.
Referências Consultadas:
  1. 1. IQVIA PMB MAT JAN/22
  2. 2. Bula do Produto Buscopan

Visite também