Lançamento

A Síndrome do Intestino Irritável é muito mais comum do que parece: ela afeta cerca de 3% a 25% da população mundial. No Brasil, estima-se que aproximadamente 12% das pessoas possuam esse desequilíbrio intestinal ².
Mas, apenas 30% dos indivíduos realmente procuram ajuda médica para aliviar e tratar as causas e os sintomas. Sendo que, entre eles, a maior procura é das mulheres, que se queixam de dor e inchaço na barriga, constipação, diarreia ou dificuldade de engolir alimentos (disfagia) ².
Se você também sente algum desses sintomas, leia este texto até o final e descubra o que é a Síndrome do Intestino Irritável, suas causas, seus sintomas e como tratá-la de modo mais adequado. Boa leitura!
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) ou Síndrome do Cólon Irritável (SCI) é uma patologia funcional, que não afeta a estrutura do organismo ¹. Ela é uma alteração no funcionamento intestinal, que causa alternância entre diarreia e constipação e ainda dor e/ou inchaço no abdômen e flatulência ².
Apesar de ser bastante comum, ela é uma das síndromes menos esclarecidas entre especialistas da área de saúde. Isso porque não há exames que detectem sua presença, pois o corpo não se modifica fisio e bioquimicamente ².
Para ser considerada Síndrome do Intestino Irritável, o paciente deve apresentar sintomas contínuos ou intermitentes por, pelo menos, três meses ².
Os principais sintomas da Síndrome do Intestino Irritável são dores e desconfortos abdominais com melhora da dor depois de evacuar, constipação e/ou diarreia, distensão na barriga e flatulência ¹.
Essa síndrome não desenvolve nenhuma complicação de saúde mais grave. Mas, caso a pessoa manifeste sintomas mais intensos, como sangramentos, perda de peso, desnutrição ou desidratação, é preciso investigar outros tipos de distúrbios gastrointestinais ¹.
Leia também: Como acabar com a barriga inchada? Causas e dicas para aliviar
As causas da SII não são totalmente esclarecidas e, por isso, acredita-se que esses transtornos sejam multifatoriais ¹.
Entre as possíveis razões para alguém desenvolver a Síndrome do Intestino Irritável, estão ²:
Conforme a orientação médica, podem ser utilizados medicamentos, medidas relacionadas à aos hábitos alimentares e outras mudanças no estilo de vida.
Lembre-se: busque sempre a orientação do médico para o tratamento adequado.
Aprenda mais: O que é antiespasmódico? Entenda como funciona e para que serve esse medicamento
A Síndrome do Intestino Irritável, conhecida pela sigla SII, é uma alteração no funcionamento do intestino que altera momentos de constipação com diarreia e pode vir acompanhada por dor na barriga, distensão abdominal e flatulência excessiva. Ela é bastante comum na população mundial e possui causas multifatoriais ².
Dependendo das causas e dos sintomas, alguns remédios para intestino irritável podem ser tomados. Como antiespasmódicos que reduzem cólica e dor na barriga pela sua ação direta nos músculos lisos do intestino, e ainda antidiarreicos (acabar com a diarreia), laxantes ou procinéticos (para constipação), probióticos, antidepressivos e ansiolíticos ²,³,⁴.
O Buscopan® para Síndrome do Intestino Irritável é recomendado para reduzir ou eliminar os sintomas dessa alteração gastrointestinal ⁴.
De acordo com o nível da dor ou do desconforto, é possível escolher uma de nossas caixinhas para iniciar o seu tratamento e aliviar cólicas e inchaço na barriga ⁴.
Conheça nossas opções ⁴:
Buscopan é a única marca com portfólio completo para cada intensidade de dor na Barriga1. Além disso, todos os produtos da linha possuem o ativo específico (butilbrometo de escopolamina) para o tratamento das cólicas e dores na barriga.
Lançamento