Lançamento

O cálculo na vesícula consiste em formações sólidas cristalizadas que se armazenam nas vias biliares do paciente¹.
Essa condição (pedra na vesícula, litíase ou colelitíase) acomete 15% da população e se manifesta tanto em homens como em mulheres².
A prevalência cresce de acordo com a idade, e o percentual de casos estaciona quando atinge a faixa-etária entre 50 e 60 anos².
Tendo isso em vista, fica o questionamento: quais são os sintomas de pedra na vesícula? O tratamento é simples? Qual o principal causador?
Confira o conteúdo até o fim e tire todas as suas dúvidas!
Resumo
Conteúdos relacionados
A maioria dos pacientes diagnosticados com cálculo biliar na vesícula não apresenta sintomas. Entretanto, estima-se que os sinais se manifestem em um grupo de 15% a 20% dessas pessoas em um intervalo de 10 a 15 anos após o diagnóstico².
Sim, o principal sintoma é a cólica biliar. Essa dor intensa se manifesta subitamente no lado direito do abdômen, mas com a possibilidade de irradiação para as costas e ombro direito do paciente².
O pico da dor pode durar 30 a 60 minutos de forma mais severa, com um intervalo de 6 horas².
Após a primeira crise, caso não haja tratamento, os pacientes permanecem com cólicas durante sua vida, mas não constante e diariamente².
Além das dores abdominais, há outros sintomas possíveis²:
O início dos sintomas do cálculo na vesícula se dá quando as pedras passam para o ducto cístico (ou ampola de Vater) e bloqueiam o fluxo nessa região¹.
É a partir desse fenômeno que ocorre o inchaço da vesícula biliar, que provoca as dores intensas de cólica¹.
Entendeu como é a dor de pedra na vesícula? Pois agora vamos falar do que está por trás desse problema. Afinal, o que causa o cálculo na vesícula?
Esse pequeno órgão tem um formato de pera e uma função muito importante no nosso organismo. Seu papel principal é o armazenamento da bile, substância que o fígado produz e que é fundamental para a digestão¹.
Quando o fígado secreta muito colesterol, a bile fica com excesso dessas substâncias¹.
Na maioria dos casos, os cálculos nada mais são do que cristais de colesterol que obstruem as vesículas biliares e dificultam a passagem da bile durante a digestão¹.
Os fatores que podem aumentar o risco de cálculo são³:
Em caso de crises agudas, a dor é tão intensa que o paciente rapidamente procura uma emergência hospitalar³.
Geralmente, o que desencadeia essa crise é a ingestão de algum alimento gorduroso. Obtém-se o diagnóstico por um exame de ultrassom³.
Antes de falarmos qual o melhor remédio para cólica na vesícula, que tal listarmos alguns dos fatores protetores e preventivos desse problema?²
Para resolver o problema dos cálculos biliares na raiz, recomenda-se a colecistectomia ou o procedimento endoscópico para remoção dos cálculos. Há também a opção de dissolver as pedras por meio de medicamentos¹.
O Buscopan, da caixinha verde, é um medicamento frequentemente utilizado para aliviar as dores abdominais4.
A escopolamina, seu princípio ativo, é um antiespasmódico que relaxa os músculos lisos e reduz os espasmos dolorosos associados ao cálculo na vesícula. No entanto, é importante usar o Buscopan conforme as orientações médicas4.
O Buscopan está disponível em farmácias e drogarias, tanto físicas quanto on-line. É importante adquirir o Buscopan em locais autorizados e verificar a validade do medicamento antes de usá-lo.
Não deixe de consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento4.
Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Agosto/2024.
Há mais de 50 anos atuando contra a dor na barriga, Buscopan é o medicamento para dores na barriga mais prescrito pelos médicos1.
É especialista em dor na barriga porque possui o ativo específico que age no local das contrações, aliviando a dor.
Indicado para dores na barriga leves, Buscopan da caixinha verde, é adequado para crianças acima de 6 anos e adultos. Mais informações sobre o produto, você confere na bula de Buscopan.
Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.(4) Bula do Produto Buscoduo
Lançamento